By

Descubra aqui 10 atrações imperdíveis na Toscana para uma primeira viagem. Muitas dicas de cidades e regiões para visitar,  além de alguns conselhos úteis.

Ao viajar é sempre importante preparar uma lista de cidades e atrações que você absolutamente precisa conhecer para aproveitar ao máximo sua viagem. Se você está planejando uma viagem à Toscana pela primeira vez, este artigo é para você!

Mas porque atrações e não cidades? Porque a região vinícola do Chianti e o Val D’Orcia, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são 1 só cidade, mas várias! A região vinícola do Chianti, é muito maior do que se pensa (veja aqui o porquê), pois engloba várias províncias da Toscana, desde Pisa, a Florença, Siena e Arezzo! Já o Val D’Orcia, é o vale do rio D’Orcia e se compõe também de várias cidadezinhas pitorescas (Saiba “o que é o val D’Orcia?“).

Lembre-se de que você deve levar em consideração o transporte (a menos que tenha seu próprio carro) e também considerar que o horário de funcionamento de museus, lojas, restaurantes e outros lugares pode variar ou que você pode encontrar fechamentos inesperados, como em ocasiões de festividades locais por exemplo (por isso veja aqui).

Uma dica geral é que você deve verificar o horário de abertura das atrações que deseja ver. Reserve com antecedência se uma reserva for recomendada (como por exemplo: ingresso para a torre de Pisa, ingresso ao Museu Uffizi). Ao mesmo tempo, não exagere! É importante fazer a viagem como ela vem, deixando muito tempo livre para passear. Você estará de férias, certo?

Se você está se afogando em um dilúvio de destinos em potencial, essas são as 10 principais atrações imperdíveis da Toscana.

1. Florença

Florença, capital da Toscana, está localizada no centro da região. É uma das cidades mais bonitas da Itália, um verdadeiro “museu ao ar livre”. Dever de visitar a Piazza del Duomo, a Catedral de Santa Maria del Fiore, com a incrível cúpula  projetada por Brunelleschi no século XIV, a torre do sino de Giotto e o Batistério. Pela via dei Calzaiuoli, você chega à esplêndida Piazza della Signoria, onde pode admirar o Palazzo Vecchio, a sede do antigo senhorio florentino, além da magnífica Loggia dei Lanzi.

Prosseguindo na direção do Arno, fica a famosa Ponte Vecchio, de onde você pode desfrutar de uma encantadora vista panorâmica interna da cidade. A melhor vista panorâmica, no entanto, pode ser apreciada na Piazzale Michelangelo, um vasto espaço aberto que se abre para uma das colinas de frente.

Quer ver dicas do que ver e fazer em Florença? Clique AQUI.

Para os amantes da arte, é impossível perder a Galeria Uffizi, onde você pode admirar algumas das obras mais importantes do nosso tempo: obras de Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Sandro Botticelli, Caravaggio e muitas outras. E não pode perder também a Galeria da Academia, onde a estátua de mármore original do David de Michelangelo é preservada.

Para visitar absolutamente: a Basílica de Santa Croce, junto com a praça homônima; Via de ‘Tornabuoni, com suas lojas elegantes; todo o fascinante e muito boêmio bairro de Oltrarno, onde também está localizado um dos mais belos edifícios da cidade: o Palazzo Pitti e o fabuloso Jardim de Boboli.

2. Pisa

Além de Florença, Pisa está no topo da lista, não somente por causa da famosa Torre Inclinada e à Piazza dei Miracoli,  mas também por causa dos muitos tesouros escondidos que merecem uma visita.

Quer ver dicas do que ver e fazer em Pisa? Clique AQUI.

Quando estiver na cidade, não faça da Piazza dei Miracoli sua única parada: continue, atravessando a Piazza dei Cavalieri, Borgo Stretto e Borgo Largo, Piazza delle Vettovaglie, chegando finalmente a Lungarno. Aqui você pode encontrar locais notáveis ​​como o Museu San Matteo, o Palazzo Blu e a bela igreja “Chiesa della Spina”. Como alternativa, considere seguir um itinerário da praia, passando pelo porto de Marina de Pisa, Tirrenia e Calambrone.

3. Região vinícola do Chianti Clássico

Chianti, Toscana

As vinhas e oliveiras icônicas associadas à Toscana estão espalhadas por toda a área de Chianti, situada a poucos quilômetros ao sul de Florença. Você encontrará uma série de estradas rurais perfeitas para uma viagem de carro ou de bicicleta, e toda essa área é considerada um paraíso da gastronomia e vinho.

Quer ver dicas do que ver e fazer no Chianti Clássico? Clique  AQUI.

Existem muitos itinerários diferentes para você escolher. Uma delas é a rota Chianti Classico, que toca as cidades de Greve in Chianti, Gaiole in Chianti, Castellina in Chianti, Tavernelle Val Di Pesa, Badia a Passignano e  San Casciano Val di Pesa.

4. Siena

Siena está localizado no centro da Toscana, no centro de uma vasta paisagem montanhosa. Se Florença é acima de tudo (mas não apenas) a Renascença, Siena é pura Idade Média. A cidade é universalmente conhecida por sua enorme herança histórica, artística e paisagística e por sua substancial unidade estilística de móveis urbanos medievais, bem como pelo famoso Palio di Siena.

Leia todos os textos de Siena AQUI.

O centro da cidade se estende por mais de uma colina. O ponto de apoio é a famosa Piazza del Campo, com uma forma particular de concha, na qual o Palio é administrado, um dos eventos mais importantes para todos os sieneses: uma apaixonada corrida de cavalos entre todos os bairros da cidade, que ocorre todos os anos, em 2 de julho e 16 de agosto. A torre do Palazzo Comunale e a Torre del Mangia oferecem uma vista espetacular da praça e de toda a cidade.

O Duomo é um exemplo precioso de estilo românico-gótico italiano, piso esplêndido. Absolutamente para visitar o Batistério, a Cripta e o Museu da Ópera, que abriga o maravilhoso políptico do Maestà de Duccio Buoninsegna do século XIV.

5. San Gimignano

San Gimignano é uma cidade no topo de uma colina, situada a sudoeste de Florença e que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO pela arquitetura medieval característica de seu centro histórico.

Conhecida como a Manhattan medieval, San Gimignano é uma das cidades mais bonitas da Toscana. Caracterizado por torres de pedra e ruas estreitas, é cercada por uma extensa paisagem repleta de vinhedos que produzem o famoso vinho Vernaccia di San Gimignano.

Leia ainda:

Cercada por espetaculares paredes do século XIII, a peça central de seu centro histórico é uma praça triangular ladeada por casas medievais, chamada Piazza della Cisterna.

No fabuloso horizonte das torres medievais (14 ao todo, mas já foram 72), destaca-se a Torre Grossa em pedra. O Duomo de San Gimignano é uma igreja do século XII, na qual é possível admirar os afrescos de Ghirlandaio na Capela de Santa Fina.

A praça principal é a Piazza del Duomo (casa da Catedral), onde você também pode apreciar as vistas do Palazzo del Podestà, Palazzo del Popolo, Loggia e várias torres medievais.

Para uma visão perfeita de cartão postal da paisagem toscana, suba a Torre Grossa!

6. Monteriggioni

Perto de Siena, há outra cidade montanhosa da Toscana que definitivamente merece uma menção neste artigo: Monteriggioni.

Mencionado no Inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri, o povoado abriga muros fortificados perfeitamente preservados com dez metros de altura, além de quatorze torres que se destacam de longe. Quando você entra pelas portas medievais, você já está no coração da vila.

Leia inda: Um passeio em Monteriggioni, a cidade fortificada + mapa em português

Atualmente, Monteriggioni é amada por peregrinos de todo o mundo, pois é um dos principais pontos de parada ao longo da seção toscana da Via Francigena. E também é mundialmente conhecida por seu festival medieval, comemorado todos os anos em julho.

7. Região do Val d’Orcia

Quando você pensa na Toscana, provavelmente visualiza campos verdes, vinhedos e colinas . Esta é a imagem idealizada da Toscana, mas a boa notícia é que ela realmente existe, e você a encontrará no Val d’Orcia!

O que é o Val D’Orcia?  Esta área ao longo do vale do Rio Orcia, que se estende das colinas ao sul de Siena até o Monte Amiata, possui cidades muito famosas como Pienza, Montepulciano, Montalcino, Monticchiello, Bagno Vignoni, San Quirico d’Orcia … você provavelmente já ouviu falar delas!

Leia todos os textos do Val D’Orcia AQUI..

Toda a área é um Patrimônio Mundial da UNESCO e cada pequena vila tem suas próprias peculiaridades. Os fãs de fontes termais encontrarão seu paraíso em Bagno Vignoni e Bagni San Filippo. Por fim, os amantes do vinho ficarão felizes em todos os lugares por onde passam por Val d’Orcia!

8. Volterra

Volterra é uma das cidades mais bonitas da Toscana. É uma cidade murada com um passado bem preservado, como evidenciado por seus edifícios medievais e renascentistas, seu teatro romano e seus locais etruscos. Veja 16 Razões para conhecer Volterra!

As atrações imperdíveis incluem a Piazza dei Priori, lar do magnífico Palazzo dei Priori, o Palazzo Pretorio com sua Torre del Porcellino, a Catedral Românica e seu Batistério, o Anfiteatro Romano e muito mais.

9. Lucca

Apelidada de “cidade das 100 igrejas”, Lucca é famosa por suas muralhas do século XVI, perfeitamente preservadas e que podem ser percorridas. Esta passarela de 4 km com vista para a cidade é um ótimo ponto de partida para um passeio pela cidade.

Quer ver dicas do que ver e fazer em Lucca? Clique AQUI.

Não perca a Piazza Anfiteatro , com sua forma elíptica, a torre Guinigi (suba se puder) e suas árvores no topo, o antigo  fórum romano na praça S. Michele e a bela Catedral de San Martino.

10. Arezzo

Arezzo tem origens antigas e um centro da cidade bem preservado, com muitos monumentos, igrejas e museus, oferecendo aos visitantes a chance de viajar de volta no tempo. Berço de grandes mestres, como Piero della Francesca e Giorgio Vasari.

Veja todos os textos sobre Arezzo AQUI

Piazza Grande é um bom ponto de partida para um passeio pela cidade, com o Loggiato Vasariano e o Palazzo delle Logge (projetado por Vasari). Outra parada importante em seu itinerário é a Basílica de San Francesco, com os esplêndidos afrescos da Lenda da Verdadeira Cruz, de Piero della Francesca. Não perca a Igreja de San Domenico, com o crucifixo de madeira de Cimabue, o Museu de Arte Medieval e Moderna e a igreja românica de Santa Maria della Pieve.

Obviamente essas são apenas 10 atrações imperdíveis na Toscana. Há muitos outros lugares além desse, você só precisa definir seu objetivo e escolher aquelas que mais se encaixam no seu perfil de viajante! Se tiver ainda dúvidas aconselho esses outros textos sobre cidades na Toscana para conhecer:

 

Mais sobre a Toscana Mais sobre a Toscana
Conheça nosso site dedicado inteiramente à Toscana o Passeios na Toscana!

 

Mais dicas

  • Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
  • Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no Booking
  • Faça um passeio particular com Guias em Portuguêsveja aqui – e aproveite mais a viagem.
  • Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos.
  • Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
  • Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte

Saiba mais

 

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.