By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

A Basílica de Santa Maria em San Satiro (em italiano Basilica di Santa Maria presso San Satiro) é aparentemente simples e pequena, localizada perto do Duomo de Milão, mas ao entrar verificamos a sua riqueza interna. O que a torna mais interessante e curiosa é o seu “falso” coro com ilusão de ótica em 3D, feito na época em que essa técnica, do modo como é conhecida hoje, nem ao menos existia.

Costumo ir a Milão, na Lombardia, de vez em quando, termina sendo uma base para algumas viagens e local do consulado brasileiro que atende minha região vizinha, Liguria. Na última viagem encontrei uma amiga que me convidou a conhecer uma igreja bem interessante, perto da pomposa catedral, que costumo visitar sempre. Ao chegar na Santa Maria em San Satiro, qual minha supresa quando ela me explicou do fundo falso atrás do altar da igreja, não percebi nada tamanha perfeição, foi necessário me aproximar e cada vez mais tomar consciência do efeito impressionante dessa obra, vejam nas fotos a seguir a diferença entre as distâncias.

Igreja Milano 2

Aqui o coro ao fundo visto da entrada da basílica

Igreja Milano 3

Aqui observando o efeito tridimensional, a medida que vamos nos aproximando. No final a realidade é de menos de 1 metro, impressionante!

A basílica é uma obra-prima renascentista de Milão, ela foi construída no lugar de um santuário do século IX, do qual restaram somente a “Cappella della Pietà” e o campanário do século XI. O projeto da atual construção, entre 1476 e 1486, assume papel importante para Bramante (grande arquiteto renascentista italiano, Donato di Angelo del Pasciuccio, conhecido como Bramante). Apesar de ser uma basílica pequena, seu interior tem características clássicas monumentais, é uma cruz de três braços com pilares e arcos. Parece ter o formato de uma cruz grega, mas é uma ilusão, a limitação de espaço levou Bramante (encarregado da construção no século XV), a escolher um plano em forma de T, simulando um quarto braço com esse coro tridimensional.

Igreja Milano

Igreja Milano 4

Detalhes internos

Igreja Milano 5

Detalhes internos

O ponto forte dessa igreja é esse seu “falso” coro em prospectiva, que através de um artifício arquitetônico e de pintura, simula uma profundidade inexistente (parece ter uma grande profundidade de longe, quando de perto tem menos de 1 metro), que substitui o que seria o quarto braço, que não foi possível fazer por causa de uma rua que fica atrás e não permitia a expansão.

Bramantesca, mas modificada no século XIX, tem a fachada, iniciada por Amadeo no século XV, mas completamente reconstruída em 1871.

 

Informações úteis

Endereço da Basílica: Via Torino 17 em Milão.

Acesso gratuito de terça à sábado das 9h 30min às 17h 30min e domingo das 14h 30min às 17h 30min.

No caso de grupos agendar previamente através do e-mail sansatiro@chiesadimilano.it

Quem for utilizar metrô descer na estação de trem do Duomo de Milão, porque fica bem perto.

Boa visita!

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Adriana Leite

Adriana Leite

Adriana Leite, graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing, vive em Genova, capital da Liguria. Criou e administra o grupo de informações turísticas e culturais sobre a Itália no facebook "Na Itália". Deixou a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumiu de vez a sua paixão pelo país da bota. Pretende agora através das suas viagens e experiências, mostrar ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas do país eleito o mais belo do mundo.
Tags:
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.