By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Se tem um prato que simboliza a Puglia, esse é o orecchiette con cime di rapa (orecchiette com folhas de nabo). É uma receita muito antiga, de origem camponesa e a tradição pede que as orecchiette sejam feitas à mão, em casa. Alguns dizem que é um prato que nasceu na Provença, outros dizem que a forma do macarrão tenha sido inspirada no teto dos trulli, construções típicas de Alberobello. Não importa qual a verdadeira origem, as orecchiette com folhas de nabo são um mergulho na tradição e na cultura da Puglia.

 

 

Ingredientes para duas pessoas:

  • 200g de macarrão tipo “orecchiette”;
  • 1 maço de folhas de nabo;
  • 4 anchovas em conserva (sem espinhas);
  • 1 dente de alho
  • Azeite de oliva extra-virgem
  • Sal e pimenta do reino à gosto

 

Em uma panela média, ferva cerca de 1,5l de água. Descarte as folhas de nabo duras, deixando somente as mais tenras. Lave-as, mergulhe-as na água fervente e adicione um pouco de sal. Cozinhe as folhas por 5 minutos e então adicione as orecchiette. Deixe cozinhar até que a massa fique al dente.

Enquanto isso, em uma frigideira grande, refogue as anchovas com o alho (amassado ou picado) por dois minutos ou até que elas derretam. Reserve.

Conserve uma concha da água de cozimento e escorra a massa com as folhas de nabo. Junte-as às anchovas refogadas, adicione a água de cozimento e cozinhe por mais um minuto. Regue com um pouco mais de azeite de oliva e finalize com a pimenta do reino.

Uma dica:

Talvez não seja muito fácil encontrar folhas de nabo no Brasil, mas elas podem ser substituídas por outras folhas de sua preferência ou mesmo por brócolis.

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.