By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest1Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

O arancino é uma especialidade da culinária siciliana. Trata-se de um bolinho de arroz empanado e frito, geralmente recheado com ragù (molho à bolonhesa), ou espinafre, ou manteiga, ou ainda com berinjela e tomate, este último recheio é mais popular em Catânia e arredores.

O nome arancino deriva da forma original e da cor, lembrando uma laranja – em italiano, laranja se diz arancia –, apesar de no leste da Sicília é mais comum encontrar arancini em forma de cone, o que nos faz pensar que se trata de uma coxinha.

Já na costa oeste da Sicília, especialmente em Palermo, o bolinho é chamado de arancina, no feminino, e o pessoal se irrita muito quando alguém o chama com o nome masculino. Por este motivo, uma vez em Palermo, lembre-se de pedir uma arancina!

Eu o chamo de “arancino” e sempre o chamarei assim, até porque é este o nome que consta nos dicionários da língua italiana. Mas agora vamos ao que interessa, à receita!

 

Ingredientes

  • 500g de arroz para risotto
  • 1 litro + 1 copo de água
  • 50g de manteiga
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 pitada de açafrão

Para o recheio de ragù

  • 1 cebola pequena
  • ½ cenoura
  • 1 folha de louro
  • 250g de carne moída
  • 50ml de vinho branco
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • 100g de cacciocavallo em pedacinhos (ou um queijo de sua preferência)

 

Modo de Preparar

Massa

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande, se possível antiaderente, e cozinhe tudo em fogo médio, sem mexer. Quando a água secar e o arroz estiver cozido, apague o fogo e deixe esfriar.

 

Recheio

Pique a cebola e a cenoura bem fininhas e refogue-as em uma panela com um pouco de azeite. Depois de alguns minutos, adicione a carne moída, misturando bem. Aumente o fogo e adicione o vinho. Deixe evaporar e adicione a folha de louro e o extrato de tomate diluído em uma xícara de água morna.

Adicione à carne mais dois copos de água, o sal e a pimenta do reino. Deixe cozinhar bastante, até que a carne esteja bem macia. Espere esfriar um pouco e adicione o queijo, misturando bem.

Depois que o arroz estiver frio, molhe as mãos, pegue a quantidade desejada (os arancini normais são do tamanho de uma laranja) e forme uma bola com as mãos.

Coloque o recheio de carne, tendo o cuidado de fechar bem a bola, para que não vaze recheio.

Passe os arancini no leite e depois na farinha de rosca.

Frite-os em abundante óleo até que fiquem bem douradinhos.

 

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.