By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Conheça as praias na Puglia: as melhores perto de Ostuni, uma seleção para escolher segundo o seu gosto, areia ou pedra? livre ou com estabelecimentos?

A costa de Ostuni tem 20 km de extensão e oferece um maravilhoso litoral cheio de dunas e vegetação, e que inclui algumas das mais belas praias da Puglia. Turistas à procura de um destino turístico de luxo vão encontrar aqui tudo o que irá satisfazer as suas expectativas. O mar cristalino único torna este o local perfeito para quem gosta de banhos longos e para os amantes do mergulho.

Ostuni é uma região balneária popular que oferece algumas das melhores praias de Salento e com formações naturais, e ainda possui águas azuis cristalinas. Há vários anos esta área é reconhecida com o título de bandeira azul e as cinco velas de Legambiente pela a limpeza do mar e da qualidade dos serviços disponíveis ao longo de sua costa.

cartina carovigno con pallino Serri

Areia ou … nas rochas? Lisa ou de pedrinhas? Que tipo de praia é você? Ame a paisagem selvagem e desfrutar de mergulho ou trechos de areia, onde longas caminhadas e mergulhar no azul do mar Adriático? Com áreas ocupadas ou livres? Aqui está uma seleção de cinco belas praias da região.

Não deixe de ler um texto que explica bem a questão das praias na Itália -> MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA PARA AS PRAIAS ITALIANAS

Na Italia existem 2 tipos de praias:

1. Spiaggia Libera: quer dizer que é publica, ou tem um espaço livre para “estender a sua canga”.

2. Spiaggia Attrezzata: que foi dada em concessão pelo Estado, tem um ou mais “estabelecimentos balneários” ou seja, um local que oferece em geral bar, cadeiras e guarda-sol, bem maior que os nossos quiosques no Brasil e mais organizado. Nessas áreas não é possível usufruir do espaço sem pagar, ou seja, não pode chegar ali pelo mar e “estender a sua canga”, deve pagar pela cadeira e guarda-sol.

Mappa Spiagge

As praias próximas de Ostuni:

ostuni praias 15

Lido Morelli

  • tipo: praia de areia
  • attrezzata
  • 8 km do centro de Ostuni

Por seu alto valor natural e ambiental da área protegida é parte do Parco delle Dune Costiere, um habitat natural para espécies animais e vegetais em risco de desaparecer. Perto dali está o rio Morelli caracterizado por alguns lagos de água doce e edifícios antigos para a pesca, agora recuperados e são poços de piscicultura com enguias e tainhas.

Há aqui estabelecimentos organizados como Lido Bosco Verde e Lido Morelli.

ostuni praias 16

Lido Bosco Verde

  • tipo: praia de areia
  • attrezzata

Lido Bosco Verde, longa praia escondida atrás de altas dunas cobertas de vegetação mediterrânea. É a preferida pelos jovens pelos bares e pela música dos bares localizados ao lado da praia e popular entre os surfistas de kitesurf.

ostuni praias 6

Rosa Marina

  • tipo: praia de areia
  • attrezzata
  • 8 km do centro de Ostuni

Rosa Marina é um hotel grande ao longo da costa, porém sua praia é acessível da praia de Pilone. Faz parte do  natural e ambiental da área protegida é parte do Parco delle Dune Costiere. Na década de 60 aqui foi esta uma estância de férias popular que mantém até hoje o seu charme.

ostuni praias 13

Pilone

  • tipo: praia de areia  e dunas
  • praia parte livre e parte attrezzata

Pilone é caracterizada por uma longa extensão de costa arenosa. Uma praia de areia fina rodeada por falésias e uma densa vegetação mediterrânea, e altas dunas cobertas com árvores de zimbro.

O local é dominado pela Torre aragonese di San Leonardo. A poucos metros da praia existe um parque de campismo bem equipado.

ostuni praias 5
Gorgognolo

  • tipo: praia de areia e falésias
  • praia parte livre e parte attrezzata
  • há internet

Gorgognolo é ideal para aqueles que, além do mar, gosta de caminhadas e passeios entre as rochas onde ainda é possível colher alecrim selvagem e murta.Caracterizada por pequenas enseadas, esta área ainda tem o charme da paisagem selvagem. Para aqueles que gostam de mergulhar, nesta praia há belas grutas e vida marinha que merecem ser admirados.

ostuni praias 4

Costa Merlata

  • tipo: praia 30% de areia – 70% de recifes
  • praia attrezzata

Costa Merlata tem o seu nome a partir da forma particular recuada de seu litoral. É constituída por uma série de baías com praias cercadas por vegetação mediterrânea. Há também uma praia maior, perto de uma aldeia, com serviços e um bar de praia.

ostuni praias 3

Torre Pozzella

  • tipo: praia 40% de areia – 60% de recifes
  • praia attrezzata
  • 9 km do centro de Ostuni

Torre Pozzella consiste em uma série de belas praias localizadas dentro pequenas enseadas cercadas por vegetação mediterrânea. Um lugar que, graças à recente proteção, pode ser admirado em toda sua beleza.

ostuni praias 19

Torre Guaceto

  • tipo: praia 80% de areia – 20% de recifes
  • praia attrezzata
  • 20 km de Ostuni

As praias de Torre Guaceto, que fazem parte da área protegida do WWF, estão, sem dúvida, entre as mais belas da Puglia. Em todo o território protegido existem várias praias, algumas têm uma proibição de banhos porque a zona protegida também inclui uma reserva marinha de particular importância. A areia é muito fina e mar espetacular, ideal para aqueles que procuram um canto sossegado protegido do caos. 

ostuni praias 2

Quarto di Monte

  • tipo: praia 60% de areia – 40% de recifes
  • praia parte attrezzata e parte livre
  • 8 km de Ostuni

Pequeno, mas bonito, Cala Quarto di Monte fica a uma curta distância de Villanova. Para chegar lá apenas siga o caminho da villa de Monticelli. Uma praia povoada principalmente por pessoas locais, mas que, durante as noites quentes de verão, fica muito animada.

 

 

 

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

The following two tabs change content below.
Deyse Ribeiro
Deyse Ribeiro mora na Toscana desde 2008, onde é guia de turismo habilitada, autora do blog Passeios na Toscana. Ela trocou as colinas de Minas pelas colinas do Chianti, o queijo mineiro pelo pecorino e a cachaça do interior pelo vinho Brunello, deixou pra trás o diploma de advogada e começou uma vida nova “sob o sol da Toscana”. Entende o complexo mundo do turismo na Itália, é especialista em trufas (tartufo), estudante de sommelier profissional, e apaixonada por arte e história.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.