15 praias paradisíacas na Puglia

 •  0

By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Falésias, grutas marinhas, praias de areia fininha… o litoral da Puglia, com quase 800km de extensão, é caracterizado por uma grande variedade de paisagens e um mar lindíssimo. Mas de uma ponta à outra da região, quais seriam as praias mais bonitas? A escolha é difícil, mas uma renomada revista de viagem italiana, a Dove, listou 15 entre as mais paradisíacas praias da Puglia. Quer ver quais são?

 

1) Punta Prosciutto

Praias da Puglia: Punta_Prosciutto

Não é nas Maldivas, é na Puglia! Foto: WikiCommons

A praia de Punta Prosciutto, localizada na cidade de Porto Cesareo é uma linda praia de areia fina e branquinha, contornada por dunas cobertas de vegetação mediterrânea. O mar é belíssimo, cristalino, com tons de azul turquesa. É daqueles tipos de praias rasas, com poucas ondas, ideais para nadar.

 

2) Porto Selvaggio

Praias da Puglia: Porto_Selvaggio

Porto Selvaggio, praia de pedras.

Localizada entre Gallipoli e Porto Cesareo, Porto Selvaggio é uma reserva ambiental que deve ser explorada a pé, ao longo de uma trilha que se desenvolve entre arbustos típicos da área do Mediterrâneo. O mar, de um profundo azul, contrasta com as rochas claras. São famosas duas grutas de Porto Selvaggio: a Grotta del Cavallo, onde foram encontrados os mais antigos restos de Homo Sapiens da Europa, e a Grotta delle Corvine.

 

3) Pescoluse

Considerada as “Maldivas do Salento”, entre as cidades de Ugento e Santa Maria di Leuca, a praia de Pescoluse é um verdadeiro sonho de águas cristalinas, areia branca e dunas.

Pescoluse, as "Maldivas do Salento". Foto: WikiCommons

Pescoluse, as “Maldivas do Salento”. Foto: WikiCommons

 

4) Punta Pizzo

Outro paraíso no Salento é Punta Pizzo, localizada dentro da reserva ambiental Isola Sant’Andrea. Punta Pizzo alterna pequenas enseadas e rochas, tudo contornado por um bosque de pinheiros.

 

Una foto pubblicata da enza161974 (@enza161974) in data:

 

5) Baia di Torre dell’Orso

Entre as oliveiras de Melendugno, já no litoral da Puglia banhado pelo Mar Adriático, a Baía de Torre dell’Orso é como uma meia lua de areia de quase 1km cominada pela torre que dá o nome à praia.

Praias da Puglia: Torre dell'Orso

A praia é caracterizada por dois rochedos claros no meio do  mar, chamados de “due Sorelle“, as duas irmãs.

 

6) Campomarino di Maruggio

Praias da Puglia: Campomarino di Maruggio

Foto: WikiCommons

A torre militar Moline, do século XVII, apenas uma das centenas de torres que marcam o Salento, anuncia que estamos no litoral de Campomarino di Maruggio: mar azul turquesa, albatrozes, dunas cobertas de vegetação mediterrânea. É um dos trechos mais bonitos do litoral da Puglia banhado pelo Mar Jônico, um lugar onde descobrir a pé as praias de Ayala ou de Conte, preferida dos naturistas e frequentada por poucas pessoas.

 

7) Porto Badisco

Praticamente no meio do caminho entre Otranto e Santa Cesarea Terme, se encontra Porto Badisco, uma enseada natural, estreita e profunda onde se destacam as torres de Sant’Emiliano e Minervino. Segundo o poeta Virgilio, em sua Eneida, ali teria desembarcado Enéias.

Praias da Puglia:

Porto Badisco – Foto: WikiCommons

Lá também se esconde um dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa a Grotta dei Cervi. Mas a maior atração é mesmo o mar azul cobalto, que se destaca entre o branco das rochas de calcário: um verdadeiro paraíso para os mergulhadores!

 

8) Baia dei Turchi

A praia de Baia dei Turchi está localizada a cerca de 7km a norte de Otranto, e é chamada assim porque foi lá que o exército otomano desembarcou durante o assédio da cidade em 1480, evitando assim os imponentes muros. Uma faixa de areia branca abraço o mar, límpido e transparente.

 

Baia dei turchi #cartolinesalentine

Una foto pubblicata da Alessandro Fedele (@vitrugnisu79) in data:

 

9) Punta della Suina

Localizada na baía de Gallipoli, a praia de Punta della Suina é um paraíso onde se pode chegar por meio de uma simples caminhada em meio ao verde, uma paisagem feita de dunas, rochas, areia branca e piscinas naturais de cor turquesa.

 

Una foto pubblicata da Irina Nadolina (@nadolinairina) in data:

 

10) Torre Guaceto

A 15km a norte de Brindisi, Torre Guaceto é uma área marinha protegida, encaixada entre os recifes de Apani e Punta Penna Grossa.

Foto: WikiCommons

Foto: WikiCommons

O lugar faz parte de um ecossistema único, etapa fundamentação na migração de pássaros. Praias de areia dourada, bastante vegetação mediterrânea, dunas, bambuzais e piscinas naturais, tudo isso compõe Torre Guaceto, uma praia perfeita para quem gosta de fazer snorkeling.

 

 

11) Baia di Vignanotica

Da Baia dei Mergoli ou delle Zagare, inicia a trilha que leva até a Baia di Vignanotica, circundada por rochedos de calcário, chamada também de “praia dos albatrozes” porque ao anoitecer ali pousam os albatrozes-reais que constroem seus ninhos entre as rochas. Bastam pés de patos e uma máscara para descobrir a pouco metros de profundidade o fundo do mar cheio de peixes. Mas antes de chegar à praia, vale a pena parar no mirante de frente a uma paisagem que é um verdadeiro cartão postal.

Veja o vídeo abaixo:

12) Baia dei Mergoli

A Baia dei Mergoli é um símbolo do Gargano, entre Mattinata e Vieste. Há duas praias, divididas por uma falésia bem alta. A faixa de areia é clara, misturada com pedrinhas brancas. O mar é cristalino e é possível chegar lá através de uma trilha entre amendoeiras, oliveiras e pinheiros.

Foto: WikiCommons

Foto: WikiCommons

Da água saem dois enormes rochedos de calcário branco.

 

13) Cala della Sanguinara

Próximo a Peschici, encaixada em uma falésia coberta por pinheiros, a Cala della Sanguinara é uma pequena jóia onde se pode chegar através de uma caminhada descendo em meio aos bosques. Lá é possível visitar, de barco ou nadando, grutas marinhas como a Grotta dei Pomodori, que deve seu nome aos cachos de celenterados marinhos avermelhados (que lembram tomates) pendurados nas paredes da gruta.

 

Una foto pubblicata da FraAne (@morbovlad) in data:

 

14) Praia de Zaiana

A cerca de 10km de Peschici,  dentro do Parque Nacional do Gargano, a praia de Zaiana é um pequeno oásis natural escondido entre os paredões rochosos cobertos de pinheiros e vegetação mediterrânea, onde se chega através de uma escadaria íngreme escavada na rocha. Lá perto se encontra a  Grotta di Manaccora. A areia é fina e dourada, o mar cristalino. Há somente poucas cabanas de palha no lugar dos guarda-sóis.

 

La bellezza della # Spiaggia #Zaiana #Gargano #Peschici #buonpomeriggioatutti

Una foto pubblicata da Destinazione Gargano (@destinazione_gargano) in data:

15) Cala Matano

Já ao largo da Puglia, no arquipélago das ilhas Tremiti, uma etapa obrigatória é a ainda selvagem Cala Matano.  Lá, em sua casa, Lucio Dalla compôs em 2001 Luna Matana e Com’è profondo il mare. O acesso se dá através de uma trilha de chão batido escondida em meio à vegetação, mas em poucos minutos se chega à praia.

A incrível Cala Matano - Foto: WikiCommons

A incrível Cala Matano – Foto: WikiCommons

 

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.