By

Share on Facebook1.3kTweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Puglia – alguns chamam o calcanhar da Itália, outros chamam de salto da bota, chame como você quiser, pois uma coisa é garantida, você irá se apaixonar por esta região no sul do país, especialmente pela belíssima cidade de Polignano a Mare, na costa do Adriático.

Polignano a Mare_14

Uma das cidades mais bonitas no litoral da Puglia (Apúlia) é Polignano a Mare, com as suas características medievais de uma cidade antiga, com casas construídas sobre falésias calcárias, cavernas altas e profundas águas azuis do Mar Adriático.

Polignano a Mare_5

Uma jóia que brilha na costa da província de Bari (capital da Puglia), no topo de um penhasco de calcário de 20 metros de altura, acima das águas cristalinas, Polignano a Mare realmente faz jus ao seu nome, de origem grega e que literalmente significa ‘no mar‘!

Polignano a Mare_8

As origens dessa cidade remontam ao século 4 a.C., quando colonos gregos fundaram a cidade de Neapolis. Ela floresceu sob o domínio romano e era tão importante a ponto do imperador Trajano passar a Via Traiana, construída entre 108-110 d.C., através da cidade. Os restos desta estrada incluem uma ponte, a “Lama Monachile” (veja ao fundo da foto da Cala Paura), ao norte do centro histórico.

Polignano a Mare_6

Polignano oferece todos os ingredientes certos para um dia perfeito. A pequena cidade velha, alcançada através da Porta Vecchia, combina encantadoras ruas pintadas de branco com belas igrejas antigas, como a Catedral da cidade.

Você pode se encontrar e se perder pelas ruas sinuosas, mas nem vai se importar com isso. Antes que você perceba, já terá dado de cara com um dos três terraços panorâmicos com vistas deslumbrantes para o belo Mar Adriático.

Polignano a Mare_10

Polignano a Mare_17

terraço e estrada panorâmica

Depois de um passeio pela cidade e um café na Piazza Vittorio Emanuele II, desça e aproveite a praia Cala Paura, que tem águas cristalinas e é ladeada por falésias. É uma praia “Bandeira Azul” (um título atribuído àquelas praias que cumprem uma série de rígidas normas de qualidade ambiental, segurança, infraestrutura, etc.) e fica a 15 minutos a pé do centro antigo, ao longo da impressionante ponte romana, a Ponte Lama Monachile. Nos fins de semana, a estrada ao longo desta ponte fica fechada para carros.

Cala Paura é uma praia mais tranqüila. Se você tiver sorte, poderá observar os ragazzi locais pulando das falésias.

Polignano a Mare_2

Cala Paura

Polignano a Mare_3

Cala Paura

 

Polignano é famosa em todo o mundo por três coisas:

1. Primeiro de tudo é pelo mergulho do penhasco. Nos últimos anos, a cidade já sediou a competição de mergulho Red Bull, atraindo multidões de 45.000 pessoas em 2010! 

Mas não é só da Cala Paura que os locais pulam não. A praia de Torre Incina, na parte sul da cidade, em direção a Monopoli, também é outro ponto de saltos.

Polignano a Mare_23

praia de Torre Incina

2. Em segundo lugar fica o seu excelente sorvete, o que você realmente não pode se dar ao luxo de perder em uma noite quente de verão. Sabores maravilhosos… ai você vai me perguntar… “Deyse, cadê a foto?” Tava tão bom que nem lembrei de fotografar! 

Dica:  Gelateria Gusto Caruso, na Via Martiri di Dogali, vários sabores, inclusive de frutas locais.

3. A terceira e possivelmente a mais famosa exportação de Polignano a Mare, é o grande Domenico Modugno, que escreveu e cantou vários clássicos da música popular italiana, incluindo o enorme sucesso internacional, Volare (originalmente intitulado Nel Blu Dipinto di Blu)!

estátua de Domenico Modugno em Polignano a Mare

estátua de Domenico Modugno em Polignano a Mare

Os habitantes são incrivelmente orgulhosos do seu filho favorito, e com razão. Enquanto você vagueia pelas ruas que inspiraram uma música tão maravilhosa, você pode muito bem encontrar-se involuntariamente cantando ou assobiando, “Volare, oh, oh … Cantare, oh, oh, oh, oh … Nel blu dipinto di blu … felice di stare Lassú … “.

E por que fizeram a sua estátua com os braços abertos? Veja o vídeo dele cantando a música e compreenda… acho que é a música ideal para viajar pela Puglia!

Polignano a Mare_18

Praia de Torre Incina

Polignano a Mare_19

Praia de Torre Incina

Polignano a Mare_7

outro lindo terraço panorâmico

Polignano a Mare_1

centro da cidade

Polignano a Mare_22

Praia de Torre Incina

Polignano a Mare_20

Praia de Torre Incina

Polignano a Mare

 

Vídeo:

Aperte o play e veja o vídeo de Polignano a Mare que eu fiz:

 

Como chegar a Polignano a Mare?

De avião: Há vários vôos de várias cidades da Itália para a Puglia, há aeroportos nas cidades de Bari (51 kms) e Brindisi (71 kms). O aeroporto de Bari é o mais próximo de Polignano, mas dá pra chegar também por Brindisi.

Com um transfer particular: Com nosso parceiro Piero, você vai do aeroporto de Bari ou Brindisi, ou de outra cidade da Puglia, a Polignano com todo o conforto de um transfer particular. Saiba mais.

De trem: Na estação Ferroviária Bari Centrale pegue um trem regional até Polignano a Mare, serão cerca de 27 a 37 minutos, depende do tipo de trem .A estação de trem fica a cerca de dez minutos a pé da cidade velha. Isso é ótimo se você quiser visitar Bari, Ostuni (25 minutos) ou Lecce (1 hora e 20 minutos).

De carro: A14 Bologna – Ancona saída Bari Nord;
A1 Florença-Roma> A2 Roma – Nápoles> A16 Napoli – Canosa> A14 Canosa – Bari saída Bari Nord.
Norte de Bari, Brindisi direção tangencial. Siga o SS16 – E55 depois de cerca de 30 km para descobrir Polignano a Mare.
Vindo de Taranto, siga a saída SS100 Mottola, em seguida, Nuts> Putignano> Castellana Grotte> Polignano a Mare.

Distância das principais cidades italianas:
Veneza 853 km – 921 km Milão – Bologna 712 km – 1,035 km Turim – Florença 746 km – 500 km Ancona – Roma 496 km – Nápoles 305 km – 456 km de Reggio Calabria – Messina 454 km – Palermo 691 km.

Distância das principais cidades da Puglia:
Foggia 169 km; Brindisi 77km; Taranto 70 km; Lecce 119km.

 

Onde dormir em Polignano a Mare?

Quando eu fui, fiquei hospedada na casa de temporada da família Russo em Ostuni, ja dei a dica aqui, tem ótimos preços.

Outra opção é escolher um dos muitos hotéis em Polignano, mas fique de olho onde guardar o carro, escolha um hotel com garagem.

 

Onde comer em Polignano a Mare?

humm… esse é assunto para o próximo post.

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Deyse Ribeiro
Deyse Ribeiro mora na Toscana desde 2008, onde é guia de turismo habilitada, autora do blog Passeios na Toscana. Ela trocou as colinas de Minas pelas colinas do Chianti, o queijo mineiro pelo pecorino e a cachaça do interior pelo vinho Brunello, deixou pra trás o diploma de advogada e começou uma vida nova “sob o sol da Toscana”. Entende o complexo mundo do turismo na Itália, é especialista em trufas (tartufo), estudante de sommelier profissional, e apaixonada por arte e história.

9 Comments

  1. Cilene / 06/07/2015 at 18:35 /Responder

    Deyse, muito obrigada pela Dica!
    Por uma coincidência, estou em Lecce esta semana e pesquisando lugares legais para conhecer na Puglia.
    Um beijo,
    Cilene

    • Deyse Ribeiro
      Deyse Ribeiro / 06/07/2015 at 19:58 /Responder

      Que bom Cilene, fico feliz que tenha gostado da dica! Aproveite também Ostuni e Alberobello. abs

  2. Pedro Orso Neto / 10/04/2016 at 21:27 /Responder

    Muito bom Deyse…
    Vi o filme Spring (2014) e procurei saber aonde era aquele maravilhoso e estonteante lugar! E achei seu post numa pesquisa…
    Boas dicas, com certeza vou conhecer Polignano!
    Abs

  3. Romulo / 05/09/2016 at 09:47 /Responder

    Muito obrigado pelas dicas. Estou indo a polignano a mare e o maior motivo era o restaurante ” grotta palazzesse”. Estou vendo que tem muita coisa legal.

  4. Mariana / 14/10/2016 at 00:31 /Responder

    Oie … estou encantada com esse lugar.
    Estou programando ainda a viagem pela Itália e este lugar me chamou muito atenção.
    Vi que você da dicas de como chegar, mas ainda fiquei com umas duvidas kkk
    Sabe me dizer qual a melhor forma de chegar la, saindo de Napoles
    Parabéns pelo trabalho!!!

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 14/10/2016 at 11:51 /Responder

      Olá Mariana,

      Para ir de Nápoles a Polignano a Mare você pode pegar um trem, o problema é que terá que fazer pelo menos duas conexões. Outra opção é ir de ônibus de Napoles a Bari e de lá pegar um trem para Polignano (a viagem é rapidinha, cerca 30 minutos). Você pode ver o horário dos ônibus aqui -> http://www.gruppogigante.it/. Resumindo, para ir de Nápoles a Polignano, no final das contas, será necessário fazer baldeação e a viagem vai durar, no total, cerca de 5/6 horas.

      Um abraço,

      Patricia

  5. joao neto / 22/01/2017 at 22:22 /Responder

    oi desta cidade para Android Grecia e perto poderia dar umas dicas.

    • Deyse Ribeiro
      Deyse Ribeiro / 24/01/2017 at 22:51 /Responder

      Desculpe João, mas não compreendi a sua pergunta. O que queria saber?

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.