By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Você já parou para se perguntar como os italianos festejam o Carnaval? Sei que muita gente quando pensa no Carnaval na Itália, logo imagina as máscaras de Veneza, mas você sabia que há muitos outros carnavais interessantes de norte a sul do país?

Para curtir o Carnaval na Itália, temos que deixar de lado aquele conceito bem brasileiro que temos da folia, com escolas de samba, trios elétricos, frevo e muita “pegação”. Na maior parte da Itália o Carnaval é celebrado com desfiles de carros alegóricos, comidas típicas e fantasias. Mesmo nas cidades onde não há um Carnaval grande ou famoso, nos dias da festa você verá principalmente crianças fantasiadas, inclusive os bebês de colo.

Então, se você estará na Itália durante o Carnaval, aproveite para conhecer as principais festas do país!

 

Carnaval de Veneza

Carnaval na Itália - Veneza

Não posso que começar com o Carnaval mais famoso da Itália e um dos mais conhecidos do mundo. Em 2017 o Carnaval de Veneza acontecerá de 11 a 28 de fevereiro, mas não vou perder tempo descrevendo-o, porque aqui no blog você pode ler um texto inteiramente dedicado a ele. Clique AQUI e saiba mais.

 

Carnaval de Ivrea (Piemonte)

Ivrea é uma cidade que fica a cerca de 50km de Turim e tem um dos carnavais mais pitorescos da Itália. É uma festa muito antiga, de origem medieval, tanto que se chama “Carnaval Histórico de Ivrea”. É um Carnaval que mistura costumes e tradições medievais, passadas de geração em geração, mas sem dúvida a maior atração do carnaval de Ivrea é a famosa batalha das laranjas, onde nove equipes combatem entre si lançando laranjas uma nas outras.

O Carnaval de Ivrea começa no dia 11 de fevereiro e vai até o dia 01 de março de 2017. Clique AQUI para conhecer a programação completa.

Veja o vídeo abaixo para ter uma ideia de como é o Carnaval de Ivrea.

E aí, se anima?

 

Carnaval de Cento (Emília-Romanha)

Carnaval na Itália - Cento

Desfile dos carros alegóricos pelas ruas de Cento. Foto: Commons

Outro Carnaval de histórico, o de Carnaval de Cento é um dos maiores da Itália. Cento dista pouco mais de 30km de Bolonha e o Carnaval de lá se inspira muito no do Rio – com seus enormes carros alegóricos e até mesmo passistas –, tanto que há uma parceria entre as duas cidades. A principal atração do Carnaval de Cento é o desfile dos carros alegóricos, que curiosamente não acontecem nos dias normais de carnaval, mas sim aos domingos do  mês de fevereiro. Em 2017, os desfiles serão nos dias 12, 19 e 26 de fevereiro, continuando nos dias 5 e 12 de março.

Clique AQUI para conhecer a inteira programação do Carnaval de Cento.

 

Carnaval de Fano (Marche)

O Carnaval mais doce da Itália! É assim que é definido o carnaval de Fano, cidadezinha da costa leste do país, pouco distante de Urbino. O apelido do carnaval chama logo a atenção dos gulosos (tipo eu), que é descrito deste modo simplesmente porque, dos carros alegóricos, são lançados nos foliões toneladas de docinhos (balas, pirulitos e guloseimas várias). Em 2016 também serão lançados 4 toneladas de Baci Perugina! Levem-me pra Fano, now!

Uma coisa curiosa do Carnaval de Fano é que as pessoas são assistir aos desfiles dos carros alegóricos equipadas com baldes, guarda-chuvas virados de cabeça para baixo, redes, tudo que servir para conseguir pegar um maior número de doces.

Durante a festa, são distribuídos uns baldinhos de papelão, para quem não conseguiu levar própria bacia de casa (veja a foto abaixo).

La #vittoria dei #prendigetto sugli #ombrelli al #carnevaledifano2015 (Ph. Wilson Santinelli)

Una foto pubblicata da Carnevale di Fano (@carnevaledifano) in data:

Clique AQUI para saber mais sobre a programação do Carnaval de Fano.

Carnaval de Viareggio (Toscana)

Carnaval na Itália - Viareggio

 

O de Viareggio é um dos maiores e mais famosos carnavais da Itália, onde os principais protagonistas são os gigantescos carros alegóricos  de papel machê que retratam em modo satírico os personagens da política, da televisão, enfim, aqueles que mais estão em voga na mídia italiana.

Ao contrário dos outros carnavais italianos onde há desfiles de carros alegóricos, nas ruas, aberto ao público, em Viareggio eles acontecem em um circuito específico, sendo necessário pagar um bilhete de entrada. Nada de estratosférico, o bilhete é bastante acessível.

O Carnaval de Viareggio acontece durante 4 fins de semana, passando pela terça feira de carnaval que os italianos chama de martedì grasso. Em 2017 começa no sábado dia 31 de janeiro e termina no dia 28 de fevereiro. Clique AQUI e saiba tudo sobre o Carnaval de Viareggio.

 

Carnaval de Castiglion Fibocchi (Toscana)

O Carnaval de Castiglion Fibocchi, cidadezinha próximo a Arezzo, pode não ser famoso como o de Viareggio, mas é muito curioso. Nos dias da festa, que em 2017 acontece nos dias 12 e 19 de fevereiro, centenas de pessoas desfilam mascaradas pela cidade e vestidas com trajes barrocos.

Veja o vídeo abaixo, onde a Deyse apresenta e explica tudinho sobre a festa e clique AQUI para saber mais.

 

Carnaval de Foiano della Chiana (Toscana)

Carnaval na Itália - Foiano della Chiana

O Carnaval de Foiano della Chiana, próximo a Arezzo, é o mais antigo Carnaval da Itália e também é considerado um dos mais importantes do país graças às suas coreografias espetaculares e ao seu valor histórico. Durante os dias da festa, quatro imensos carros alegóricos desfilam pelas ruas da cidade, seguidos por bandas e grupos fantasiados. A cada dia, quem abre a festa é o carro de Re Giocondo, uma figura equivalente ao nosso Rei Momo.

Clique AQUI para conhecer a programação do Carnaval de Foiano della Chiana, que acontecerá nos dias 5, 12, 19, 26 e 28 de fevereiro e no dia 5 de março.

Carnaval de Putignano (Puglia)

Carnaval na Itália - Putignano

Os gigantes do Carnaval de Putignano – Foto: Flickr (Sabrina Campagna)

O Carnaval de Putignano é o principal da Puglia e um dos  mais antigos da Europa e mais longos do mundo! É uma festa que remonta ao final do século XIV e é um dos mais longos do mundo simplesmente porque a festa começa no dia 26 de dezembro, terminando na terça-feira de carnaval. Obviamente não há festa todos os dias, mas em algumas datas específicas (veja aqui).

No dia 26/12 a tradição prevê que as pessoas levem à igreja uma vela para pedir perdão pelos pecados que ainda irão cometer nos dias do carnaval. A partir do dia 17 de janeiro, dia de Santo Antonio Abate, cada quinta-feira é dedicada à sátira de um ramo da sociedade, como os padres, os monsenhores, as freiras, a viúvas, os solteirões, as mulheres casadas e, por fim, os cornos. Bela folia, né?

O Carnaval de Putignano em si em 2017 acontece nos dias 12, 19, 26 e 28 de fevereiro.

 

Carnaval de Acireale (Sicília)

Carnaval na Itália - Acireale

Carro alegórico florido no Carnaval de Acireale – Foto: Commons

Situada a apenas 17km de Catania, Acireale é famosa por seu carnaval, conhecido como “o carnaval mais bonito da Sicília”. É que, além dos normais carros alegóricos de papel machê, há também alguns inteiramente coberto de flores, produzindo um efeito lindo.

A programação do Carnaval de Acireale 2017 começará no dia 18 de fevereiro, quando o prefeito entrega as chaves da cidade a Rei Momo, continua no dia 19, depois para e retorna no dia 23 terminando no dia 28 de fevereiro. Clique AQUI para saber tudo sobre ele.

Carnaval de Sciacca (Sicília)

Sciacca é uma cidade  do sul da Sicília, localizada a cerca de 60km de Agrigento e seu carnaval, junto com o de Acireale, são os mais renomados da Sicília. A particularidade deste Carnaval é o desfile dos carros alegóricos, que é realizado pelas estreitas ruas do centro histórico.

Una foto pubblicata da Randy Della Giustina (@flightwarez) in data:


Clique AQUI para saber mais sobre o Carnaval de Sciacca.

Aqui na Itália se diz que “A Carnevale ogni scherzo vale!” (“Durante o Carnaval qualquer brincadeira vale!”), portanto a filosofia é sempre a mesma: divertir-se!

 

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.