By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Saiba o que ver em Tirano, uma pequena cidade da Lombardia de onde parte o trem Bernina Express, que segue pelos Alpes Suiços até a cidade de Saint Moritz, na Suíça, e é considerado o passeio de trem mais belo do mundo.

Foi exatamente através do passeio do Bernina que descobri essa cidade linda e pitoresca. Cheguei no outono em Tirano sem a pretensão de passar mais que um único dia na cidade, apenas dormiria uma noite para fazer o Bernina no dia seguinte, mas ao acordar, me deparei com um lugar aconchegante, com uma arquitetura bonita e diferente, característica de uma Itália que faz fronteira com a Suíça, cheia de pessoas acolhedoras e extremamente simpáticas.

Retornando do passeio do Bernina, decidi dormir novamente na cidade e a explorar no dia seguinte, pois concluí que VALE A PENA CONHECER TIRANO!

Tirano 1

Paisagens de Tirano

Tirano não é apenas a cidade de saída e chegada do Bernina Express (Patrimônio UNESCO, leia sobre o passeio do Bernina Express aqui). Em 2010 recebeu a classificação de “cidade do vinho” também.

Situada no meio dos Alpes, a 420 metros acima do nível do mar, na Província de Sondrio, Lombardia, fica distante 55 km de Saint Moritz. É um centro de cultura entre a Itália e a Suíça, com belas paisagens dos alpes e natureza abundante, mas também cheia de história, arte e enogastronomia.

Triano 2

O Rio Adda em Tirano

O que visitar em Tirano

A cidade é cheia de chalés com arquitetura em estilo suíço, já um passeio partindo de onde se chega, na praça das estações de trem, vale muito. Tirano tem as duas estações de trem vizinhas, a estação da cidade e a outra do Bernina Express. Seguindo em frente está a área mais bela da cidade, com os hotéis, B&B, comércio etc… a área central.

Imperdível também a parte histórica da cidade, cheia de prédios seculares, a “Collegiata di San Martino di Tirano“, que é uma paróquia do século XIII, com decoração interna barroca, e também o “Museo Etnografico di Tirano“. Essa parte da cidade se encontra após atravessar uma pequena ponte, de onde se pode ver o Rio Adda (foto acima, do Rio Adda).

Tirano 3

As duas ferrovias vistas do alto. Abaixo à esquerda, a estação de trem de Tirano e à direita, o prédio da alfândega de Tirano, que abriga a estação do Bernina Express

Tirano 6

Paisagens da parte histórica da cidade, com a “Collegiata di San Martino di Tirano”, na parte alta, à esquerda

Recomendo também visitar a “Chiesetta medievale di S. Perpetua“, mas principalmente a “Basilica della madonna di Tirano“, famosa pela aparição da Virgem Maria, em 29 de Setembro de 1504.

A “Chiesetta medievale di S. Perpetua”

A Igrejinha medieval de S. Perpétua, do século X, um pequeno oratório na Via Ragno, entrada do Vale de Poschiavo, interessante pela estrutura arquitetônica e pinturas com traços bizantinos, que representam os apóstolos e lembram a idade média bizantina.

Tirano 4

No alto a “Chiesetta medievale di S. Perpetua”

A “Basilica della madonna di Tirano”

O coração da cidade está aqui, na “Basilica della madonna di Tirano“. Construída entre 1504 e 1513, é um tesouro de arte, história e fé, foco da identidade local e importância na região.

Foi erguida por causa da fé da população, após uma “aparição da Virgem Maria”, em 1504. Chamada de santuário, é o exemplo mais importante do renascimento na região. Muito harmoniosa em seus traços arquitetônicos, possui um estilo romântico externamente e internamente decorada com estilo e esculturas barrocas. Possui um órgão do século XVII, imponente pela sua musicalidade e seus detalhes em alto relevo.

Tirano 5

 

Onde se hospedar em Tirano

Dormi duas noites em Tirano, na primeira fiquei em um hotel muito agradável, da rede Saint Jane, o Hotel Bernina. Na verdade são prédios diferentes que pertencem ao mesmo grupo, então dormi em um prédio e o café da manhã era no outro, onde estava a administração e o restaurante também. O hotel é bom e a equipe muito gentil. A localização dele é na área central, perto das estações de trem e Bernina, onde se concentra a maior parte dos lugares para se hospedar.

Hotel Bernina

Hotel Bernina caf da manh

Restaurante do Hotel Bernina. Café da manhã muito bom.

Fiquei na segunda noite no Bed & Breakfast Tirano, era na verdade minha primeira opção, mas a suíte panorâmica que queria estava reservada no dia anterior e fiquei no hotel mencionado acima. Esse B&B é uma graça! A equipe ótima, tem um bistrô maravilhoso no térreo ( Merizzi Caffè) e a suíte um encanto. Na verdade é quase um apartamento, só faltou a cozinha porque é entrada principal, quarto, outro quarto tipo recepção e banheiro com varanda. Uma vista panorâmica no teto do quarto principal, eu amei muito!!! Super recomendo!!!😊

BB Bernina

Suíte panorâmica do B&B Tirano

 

Onde e o que comer em Tirano

O lugar mais aconchegante para comer em Tirano que conheci foi o bistrô Merizzi Caffè, localizado no térreo do Bed & Breakfast Tirano, onde me hospedei na segunda noite.

BB Tirano 2

Das tradições gastronômicas da cidade, destacam-se o vinho tinto corposo e “frittele di grano saraceno“, seria tipo panquecas, cozinhadas em panela de ferro e temperadas com filetes de queijo derretido das montanhas, servidas junto com uma salada de chicória. Então é o recomendado para quem deseja provar o de mais típico que a cidade tem, mas eu preferi no Merizzi Caffè provar o “tagliolini al nero con ragu di pesce“, em seguida me prepararam um carpaccio especial, que não constava no cardápio, mais uma gentileza do local.

Tirano 7

 

Como ir a Tirano

  • De carro: De Milão vai pela SS 36 e depois a SS 38 (Milão – Lecco – Sondrio).
  • De trem: Linha FS Milão – Lecco – Sondrio – Tirano (direto da Milano Centrale)/ Linha FS Bérgamo – Lecco – Tirano/ Linha FS Como – Lecco – Tirano.
  • De ônibus: Linha MILÃO -LECCO – (Teglio/Aprica) – BORMIO – Santa Caterina Valfurva – (Livigno) www.busperego.com

Como fazer o passeio do Bernina Express

  • Eu fiz o passeio do Bernina por conta própria, com saída de Tirano até Saint Moritz. Paguei €62 para ir no Bernina normal e voltar no panorâmico |(valor convertido porque os preços do Bernina são em franco suíço). Para ver todos os valores, que dependem da sua estação de partida e da classe de viagem, clique aqui.
  • Se você quiser ter mais comodidade, há excursões guiadas e em grupo com saída de Milão. Clique AQUI para saber mais sobre o passeio do Bernina Express com embarque no hotel ou AQUI para conhecer o passeio comum com saída de Milão.

Informação útil:

O escritório de informações turísticas de Tirano fica junto com a estação de trem do Bernina, lá se pode receber informações sobre o passeio do trem e Tirano também.

Ufficio Informazioni Turistiche: Piazza Stazione

Telefone: +39 0342.706066

Bom passeio! 😉💚❤

 

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Adriana Leite

Adriana Leite

Adriana Leite, graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing, vive em Genova, capital da Liguria. Criou e administra o grupo de informações turísticas e culturais sobre a Itália no facebook "Na Itália". Deixou a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumiu de vez a sua paixão pelo país da bota. Pretende agora através das suas viagens e experiências, mostrar ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas do país eleito o mais belo do mundo.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.