By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Monopoli é surpreendente. Essa era a frase que repetia quando me perguntavam como eu poderia resumir minhas impressões sobre a cidade. De fato, Monopoli foi uma belíssima surpresa, porque eu não esperava encontrar uma cidade tão linda e com tanto para oferecer.

Localizada a pouquíssimos quilômetros nas renomadas e super turísticas Polignano a Mare e Alberobello, Monopoli pode ser uma ótima base para conhecer aquela região da Puglia. Aliás, é justamente o lugar ideal para quem prefere cidadezinhas pequenas e mais tranquilas, onde realmente é possível ver a vida simples das pessoas locais, pescadores tecendo suas redes, crianças brincando livres nas ruas.

Algo que faz de Monopoli uma ótima cidade para passar inesquecíveis momentos de relax, é o fato dela ser praticamente completa: há praias deslumbrantes, restaurantes incríveis (para todos os bolsos e gostos), hotéis de todos os tipos, e várias atividades e passeios para fazer. É impossível entediar-se.

 

O que ver em Monopoli

Monopoli é aquele tipo de lugar que dá para agradar qualquer tipo de viajante, dos “ratos de praia” aos amantes de esportes, como trekking, ciclismo ou SUP, ou ainda aqueles que preferem viajar sem pressa, curtindo cada cantinho com calma.

Monopoli - Puglia

 

O Centro Histórico

Basta digitar a palavra “Puglia” no Google para dar de cara com uma série de imagens que retratam casinhas brancas. Em Monopoli não é diferente. O cento histórico da cidade é caracterizado por uma série de vielas, cada uma mais linda que a outra, ladeadas por varandas floridas. De vez em quando, entrava em uma rua e dava de cara com um arco antigo, ou uma porta que dava para o mar.

Monopoli - Puglia

Pelas ruas do centro histórico de Monopoli

Monopoli - Puglia

E qual é a melhor coisa para fazer no centro histórico de Monopoli? Perder-se. Caminhe sem seguir mapas, apenas deixe-se levar pela atmosfera tranquila, sem uma direção precisa.

O Porto Antigo e o Castelo de Carlo V

Durante os dias que passei em Monopoli era um lugares que mais gostava de passar. O porto antigo é pitoresco, repleto dos tradicionais barquinhos azuis (chamados gozzo). É comum, no fim do dia, encontrar pescadores consertando suas redes, mães empurrando carrinhos de bebê, pessoas sentadas no paredão do cais tomando uma taça de vinhos.

Monopoli - Puglia

O porto antigo

É no porto antigo que também se encontra o castelo de Carlos V, construído no século XVI sob ordem do imperador espanhol. O castelo fica aberto para visitação e lá dentro acontecem eventos, casamentos e mostras fotográficas.

Castelo de Monopoli

 

A Catedral e as outras igrejas históricas

Como frequentemente acontece na Itália, há um grande número de igrejas em Monopoli concentradas em uma área relativamente pequena. Conheci duas delas, inclusive com uma guia de turismo, a Catedral e a Igreja do Purgatorio.

A igreja do Purgatorio, ou melhor, igreja de Santa Maria del Suffragio, é muito peculiar porque dentro dela se encontram corpos mumificados de frades mortos no século XVIII. A ligação da igreja com a morte já se nota em sua porta, onde estão retratados dois esqueletos que representam a igualdade entre as pessoas no momento final: pobres ou ricos, todos nós iremos virar pó.

O Portal da igreja do purgatório.

O Portal da igreja do purgatório.

A Catedral, dedicada a Santa Maria della Madia, é em estilo barroco e muito amada pela população, que contam com fé e orgulho a lenda à qual está ligada a Catedral. Em 1107 Nossa Senhora teria aparecido em sonho ao sacristão Mercurio. Naquele ano o bispo tinha decidido demolir a igreja para construir uma maior, mas as obras tiveram que ser interrompidas por causa da falta de material. Nossa Senhora então teria indicado a Mercurio onde encontrar a madeira necessária para terminar a construção da igreja. Mercurio correu até o porto e lá encontrou uma jangada (chamada madia, daí o nome da santa) formada por vigas de madeira, justamente o material que faltava. Na jangada havia também uma imagem bizantina representando Maria com o menino Jesus. A imagem foi levada em procissão até a nova catedral, que o bisco quis dedicar a Mercurio e à Virgem Maria. A festa para relembrar esse acontecimento é realizada entre 13 e 16 de agosto, e também no dia 16 de dezembro, data em que teoricamente Mercurio teria encontrado a jangada e a imagem.

Catedral de Monopoli

IMG_4941

 

As praias

Outra coisa que faz de Monopoli uma cidade maravilhosa para se conhecer são suas praias. E o melhor, mesmo as praias urbanas são divinas! Águas cristalinas, um mar calmo, limpo, são ótimas para nadar ou fazer mergulho.

O litoral de Monopoli é formado por pequenas enseadas, então as praias não são grandes. Durante o verão, mesmo quem não está de carro consegue visitar boa parte delas, inclusive aquelas fora da cidade, uma vez que há uma linha de ônibus (empresa Miccolis-Lentini) que liga o centro de Monopoli ao distrito de Capitolo, o litoral.

Praia de Porto Ghiacciolo

Praia de Porto Ghiacciolo

Praia do Lido Le Macchie

Praia do Lido Le Macchie

Não vou entrar em mais detalhes sobre as praias de Monopoli porque farei um post inteiramente dedicado a elas.  Um roteirinho de praias na Puglia para esquentar o seu verão!

Onde comer em Monopoli

Pude provar quatro restaurantes de Monopoli e nenhum deles me decepcionou.

  • Il Punto Cardinale

O primeiro restaurante que conheci em Monopoli foi o Punto Cardinale, especializado em produtos da “terra” e não em frutos do mar, como a maior parte dos restaurantes da cidade. O restaurante se desenvolve em dois andares e a parte de cima, onde ficamos, tem uma atmosfera extremamente romântica. Eles também servem pizza e é um restaurante adequado tanto para casais, quanto para famílias.

Onde comer em Monopoli - Puglia

Tentando resumir tudo que comi no Il Punto Cardinale em uma só foto. Da esquerda para a direita: a parte de cima do restaurante; a parte de baixo (com a cozinha a vista); a gentilíssima Antonella enquanto nos apresentava o vinho. Na segunda linha: três tipos de entradas. Enfim, o primo piatto, orecchiette com folhas de nabo; o segundo prato: rolinhos de carne de asno (deliciosamente macios) e uma sobremesa de comer rezando: torta de chocolate com creme de mascarpone. Nota 10+!

-Restaurante Il Punto Cardinale: Via Garibaldi, 64, Monopoli

 

  • Lido Porto Ghiacciolo

Porto Ghiacciolo é uma das praias bonitas de Monopoli, frequentada sobretudo por jovens. Sabe aquela praia cheia de pessoas saradas, ótima para paquerar?

O Lido é um típico restaurante de praia, bem informal (os talheres e pratos são descartáveis) e servem pratos típicos da culinária da Puglia à base de peixes e frutos do mar. As porções são fartas e simplesmente divinas. Dava para sentir o verdadeiro sabor do mar nos mexilhões.

Onde comer em Monopoli - Puglia

 

-Porto Ghiacciolo Beach: Contrada Santo Stefano, Monopoli

 

  • My Italy

O My Italy é um restaurante especializado em comidinhas de rua muito agradável e com mesas ao ar livre. Eu particularmente adoro petiscos e, se fosse possível, viveria deles.

Onde comer em Monopoli - Puglia

Pedimos a “tavolaccia”, uma imensa tábua com os belisquetes típicos. Nossa ideia não era ter um jantar tradicional, mas ir beslicando gostosuras enquanto saboreávamos uma boa taça de vinho. De fato, a tavolaccia foi suficiente para satisfazer bem três pessoas e depois dela fomos diretamente para o doce: um tiramissù de morango delicioso e delicado.

O My Italy é perfeito para casais e amigos. A atmosfera informal faz dele um ótimo lugar para passar uma noite batendo papo, saboreando um bom vinho ou uma cerveja artesanal.

-My Italy: Largo Palmieri, 2, Monopoli

  • Da Zi’Ottavio

Minha última refeição em Monopoli foi no restaurante Da Zi’Ottavio, uma daquelas trattorias típicas com tolhas que lembram o estilo marinheiro. Eles são especializados em frutos do mar e, junto com o Il Punto Cardinale, ganhou um espaço no meu coração.

Onde comer em Monopoli - Puglia

Fusilli com vongole e alcachofras: paixão à primeira garfada. O segundo prato foi um peixinho assado com batatas, divino.

A combinação de ingredientes frescos e genuínos se transformou em uma explosão de sabores. Queria ter tido mais tempo para experimentar outros pratos, mas certamente quando voltar a Monopoli o farei. Também não dá para esquecer a gentileza e a simpatia do maitre.

-Trattoria Da Zi’Ottavio: Via Barbacana, 87, Monopoli

 

Onde dormir em Monopoli

Como falei no início do texto, em Monopoli há hotéis e Bed and Breakfasts para todos os tipos de viajantes. Muitos habitantes transformaram antigas casas em graciosos apartamentos de temporada ou B&Bs.

Eu dormi no B&B Sogno d’Epoca 1822, do simpaticíssimo Nino. O B&B fica a 5 minutos a pé do centro e da praia, então a posição é ótima. A rua era silenciosa, o quarto bastante amplo. Se forem lá, falem do Itália para Brasileiros e terão tratamento vip! 🙂

De qualquer maneira, da Associação OTMonopoli fazem parte uma série de B&Bs que se uniram para promover a cidade. Vocês podem visitar o site deles (clique AQUI) para ver as outras estruturas, como o B&B Terracielo e La Torre e il Mare.

 

Como chegar a Monopoli

De avião: O aeroporto mais próximo a Monopoli é o de Bari, do qual dista cerca de 40 minutos de carro. Caso utilize transporte público, é necessário ir até a estação central de Bari e então pegar um trem para Monopoli. O aeroporto de Bari é muito bem conectado com a estação ferroviária por meio de um trem urbano (o billhete custa 5 euros).

De trem: Se você provém de outras cidades da Itália, veja AQUI as opções de trens.

Com um transfer particular: Clique AQUI e saiba como contratar um transfer em diversas cidades da Puglia.

 

Nota: Eu participei desta viagem de imprensa como convidada pela associação OTMonopoli. Este post faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.

blogtour

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.

4 Comments

  1. Annarita / 01/06/2016 at 17:13 /Responder

    Cara Patricia!
    Leggo tutto d’un fiato quanto hai scritto…che meravigliosa lingua, la tua!
    Ammetto, sono di parte, adoro Paula Morelembaum, Jobim e la musica intrisa di quella saudade che guarda solo con il cuore e che al cuore fa solo bene.
    La nostra Monopoli raccontata dalla tua penna ha un sapore tutto suo: speciale quanto vicino alla sua vera essenza e natura… morbida, accogliente, dalle sfumature variopinte e assolate..grazie!

    Non voglio apparire nostalgica (ma poi, in effetti, che male c’é!) “Chega de saudade!” e spero a prestissimo!

    Grazie di cuore

    Annarita

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 02/06/2016 at 08:58 /Responder

      Ma che belle parole, Annarita. Io non mi stancherò mai di ringraziarvi della bellissima esperienza che è stato il blogtour a Monopoli. Ho detto a Mirella che è stato il più bello e meglio organizzato a cui io abbia mai partecipato. Ma oltre a questo, Monopoli è stupenda, così come i monopolitani.

      Un abbraccio grande e spero a presto!!

      Patricia

  2. Carmem Coppola / 26/09/2017 at 21:06 /Responder

    Segui suas dicas. Amei Monópoli!

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 27/09/2017 at 10:13 /Responder

      Olá Carmem!

      Para mim Monopoli foi uma verdadeira surpresa. Também fiquei apaixonada!

      Um abraço,

      Patricia

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.