By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

O que fazer no Reveillon na Itália em 2016? Bem, essa é uma pergunta que muitas pessoas nos fazem. Por este motivo, se você irá passar a virada no ano por aqui, elaboramos algumas dicas do que fazer no dia 31 nas principais cidades do país.

 

O Reveillon na Itália

Tradicionalmente a celebração da véspera de Ano Novo para italianos é uma festa grande com amigo e família reunidos em torno de uma mesa. Assim como no Brasil, nas mesas italianas também não podem faltar lentilhas e carne de porco, mais especificamente “cotecchino” (um embutido feito com carne da bochecha, pescoço e ombros do porco, temperado com muitas especiarias) e zampone (pata dianteira do porco recheada com carne de várias partes dele).  Os italianos acreditam que as lentilhas se assemelham a moedas pequenas e trazem riqueza, enquanto o teor de gordura da carne de porco significa abundância e prosperidade no Ano Novo.

Quanto ao vestuário, nada de branco! A tradição diz que vestir roupas íntimas vermelhas na véspera de Ano Novo trará sorte para o próximo ano e potencialmente amor à sua vida! Nessa época do ano as vitrines estão todas vermelhas!

 

As festas de Reveillon

Em toda a Itália você encontrará shows ao ar livre no dia 31, com música, apresentações e fogos de artifício! Cidades maiores, como Nápoles, Roma e Bolonha, realizam concertos e eventos ao ar livre que são televisionados em todo o país. Há também festas privadas com jantar e baile nos hotéis e restaurantes maiores, além de eventos tradicionais e de cada cidade.

 

Dicas de onde passar o Reveillon na Itália em 2016

Se você vai passar o Reveillon na Itália em 2016 e ainda está se perguntando o que irá fazer nesta data, veja alguns eventos que irão acontecer nas principais cidades do país.

 

Reveillon em Veneza

Para quem sonha um Reveillon em uma atmosfera de conto de fadas, Veneza por si só é uma das metas europeias mais desejadas. Entre os eventos programados para esta noite mágica, além do clássico beijo coletivo na Praça São Marcos, haverá também um concerto no Teatro la Fenice. A primeira parte do concerto, como de costume, é exclusivamente orquestral. A segunda parte, que inclui a participação dos solistas e coro, é dedicado a melodrama e termina como é a tradição do  Teatro La Fenice no ano novo, com o refrão “Va Pensiero” da opera Nabuco e o tradicional brinde com “Libiam ne’ lieti calici” da opera La Traviata de Giuseppe Verdi.

capodanno a venezia

Poucos minutos antes da meia-noite Veneza recebe 2017 com uma espetacular queima de fogos que ilumina a Praça São Marcos. A chegada do novo ano será celebrado em mil cores que são refletidas na lagoa. Para assistir a queima de fogos, o ideal é se posicionar ao longo da Riva degli Schiavoni, da Riva Ca ‘Deus, Riva San Biagio ou Riva dei Sette Martiri.

O Rèveillon em Milão

A cidade mais cosmopolita da Itália nos oferece uma infinidade de opções interessantes. Praças como a Piazza Duomo, Piazza Castello e Piazza Affari, oferecem concertos de música ao vivo e performances de dançarinos e acrobatas, shows de luzes e cores. Especificamente na Piazza Duomo acontece o maior show, com a apresentação a ritmo de soul dos cantores Mario Biondi e Annalisa.

Capodanno a Milano 1

Há também inúmeros eventos teatrais programados para a noite de 31 de dezembro de 2016 no teatro Manzoni, no Piccolo Teatro e no La Scala.

 

Reveillon em Ferrara, Emília-Romanha

O Reveillon em Ferrara é marcado por uma enorme queima de fogos ao redor do Castelo Estense. À meia noite do dia 31 o símbolo da cidade é o palco de um enorme show de fogos de artifício com música. Outro evento interessante é o banquete dos Duques d’Este realizado dentro do castelo, um jantar de gala com menu renascentista e durante o qual você está rodeado por cavalheiros reais, guardas, escudeiros e amas.

Ferrara Foto Alessio Mantovani 670x534

Saiba mais sobre o Reveillon de Ferrara e o banquete dos Duques d’Este aqui.

 

Reveillon em Bolonha

O grande show da virada do ano em Bolonha será na Piazza Maggiore, onde a cada ano você pode assistir a queima do Vecchione, uma imagem que a cada ano é desenhada por um artista diferente.

O fogo simbolicamente marca o fim do ano velho e saúda o novo. O início da festa está programada para as21:00, quando também iniciam os shows organizados pela cidade, onde a cada ano vários artistas italianos animam o público.

Rogo del Vecchione in Piazza Maggiore a Bologna

Foto: Commons

 

Reveillon em Pádua

Esta é a cidade certa para os jovens de todas as idades: o Prato della Valle vai se transformar em um festival de luzes, cores e música à espera da meia-noite e os seus fogos de artifício.  À partir das 22h, como todos os anos, música ao vivo e DJs irão animar a praça até a chegada do ano novo.

 

Reveillon em Trieste

Deixe-se fascinar pela atmosfera e pela elegância desta cidade. Diga adeus a 2016 entre as inúmeras atrações de Trieste, entre as quais o presépio gigante, a pista de patinação, os mercadinhos de Natal, a música do Grande Concerto de Fim de Ano na Piazza Unità d’Italia e os fogos de artifício no mar.

 

Reveillon no Trentino, em Riva del Garda

Passe o ano novo entre as cores e os sabores do Lago de Garda com o evento”Di gusto in gusto”. Desfrute do espetáculo da queima dos fogos de artifício degustando os excelentes produtos locais e brinde ao ano novo com os melhores espumantes e vinhos do Trentino nas barraquinhas espalhadas pelas principais ruas e praças da cidade.

 

Reveillon em Turim

Será a  Piazza San Carlo o local principal do Reveillon em Turim. Grupos de rock, funk e rappers italianos irão animar última noite do ano na cidade.

 

Reveillon em Gênova

Serão muitos os eventos em Gênova, capital da Liguria: no Porto Antigo, além de espetáculos circenses, malabaristas, acrobacias, será possível patinar em ritmo de música no último dia do ano.

Porto Antigo de Gênova

Porto Antigo de Gênova

Para os amantes das artes, as exposições sobre Andy Warhol e Helmut Newton no Palazzo Ducale permanecerão abertas até as 2 da manhã.

 

Orvieto, Úmbria

Quem estiver em Orvieto, na Úmbria, poderá dar adeus a 2016 com as notas do Umbria Jazz Winter, o festival que há anos difunde a música pelas ruas e vielas da cidade. Entre os muitos artistas, irão se apresentar os italianos Paolo Fresu e Gaetano Curreri com o seu jazz em estilo “Lucio Dalla e Fabrizio De André”.

 

Reveillon em Florença

O grande show da virada do ano em Florença acontecerá no Piazzale Michelangelo, com a apresentação do cantor italiano Marco Mengoni. Haverá eventos em várias outras praças da cidade, como a Piazza San Lorenzo e Piazza della Signoria.

Reveillon na Italia

Clique aqui para saber mais sobre o que acontece no Reveillon em Florença e nas principais cidades da Toscana!

 

Ano Novo em Roma

Quem for passar o Reveillon em Roma poderá assistir a uma grande queima de fogos na rua dos Foros Imperiais. Ainda não foi divulgado o local do concerto público, mas Roma oferece muitas opções de festas em hotéis, discotecas e restaurantes. Certamente não faltará o que fazer no ano novo romano!

capodanno senza fuochi 51

 

Reveillon em Nápoles

Aqui, o conselho é esperar até o Ano Novo com uma vista de tirar o fôlego a partir do belo terraço de Castel dell’Ovo ou ir conferir o show gratuito na Piazza del Plebiscito, onde se apresentarão vários cantores locais. O show começará às 21h30 e vai até meia-noite quando, juntos,se fará um brinde à chegada do ano novo,

 

Reveillon em Catania

Por que não começar 2017 com um Ano Novo na Sicília? Os sabores e cores das terras sicilianas são reforçadas durante os jantares de gala e espetáculos previstos para a noite mais longa do ano. Se você gosta da ideia de um Ano Novo com música, a resposta é Catania. De fato, na Piazza Duomo, acontecerá um grande show gratuito com a cantora siciliana Carmen Consoli.

reveillon em catania

Reveillon em Catania

Saiba mais sobre o Reveillon na Sicília no Descobrindo a Sicília!

 

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.

5 Comments

  1. Zuleide Cabral / 31/12/2016 at 10:58 /Responder

    Patricia, bom dia
    Somos um casal de brasileiros com interesse de fazer um trecho do caminho de São Francisco. Vc pode nos dar uma referência de quem procurar.
    Obrigada
    Feliz 2017 para vc
    Zuleide

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 31/12/2016 at 22:00 /Responder

      Olá Zuleide,

      Sim, eu fiz um dos vários caminhos de São Francisco existentes na Itália com a Francesco’s Ways. É uma agência especializada somente nisso e eles vendem pacotes e auxiliam quem quer fazer um dos percursos. Você pode entrar em contato com eles através do site http://www.umbriafrancescosways.eu/

      Um abraço,

      Patricia

  2. Luciana Recchia / 14/08/2017 at 02:41 /Responder

    Oi Patrícia! Sou de Sao Paulo, e adquiri minha cidadania italiana em.2014. Sou de Andria. Gostaria de conhecer muito.minha città e região. Qual roteiro de viagem você me sugere? Grata

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.