By

Share on Facebook1.3kTweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest2Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Mais que dicas, esse artigo é um relato de uma experiência avassaladora.Veja como fazer o passeio do Bernina Express, que é considerado o passeio de trem mais lindo do mundo!

Ele parte da cidade de Tirano, na Lombardia, e segue pelos Alpes Suíços até a badalada cidade de Saint Moritz, na Suíça. A linha ferroviária do Bernina Express foi declarada em 2008 Patrimônio Mundial UNESCO.

15322417_10154244675453666_220824980_o

Primeiras paisagens do passeio. Na foto baixa, à direita, o viaduto de Brusio, uma das paisagens mais clássicas do passeio do Bernina

A minha aventura com o Bernina começou em Milão! Feliz a hora que tive que sair de Gênova, onde vivo, para mais um compromisso lá. Amante de viagens que sou e à caça sempre de novos roteiros, não perco uma única oportunidade de explorar a Itália. Tinha tempo já que estava de olho no passeio do Bernina, que da primeira vez que li ser classificado como o passeio de trem mais lindo do mundo, foi para o meu caderninho de desejos!

Após resolver tudo e fazer uns passeios por Milão, já 17h, estava quase desistindo de fazer o Bernina, iria dormir em Milão e ir para um lugar próximo que não conhecesse ainda, no dia seguinte. Só tinha 2 dias disponíveis (e foram 3 depois que conheci Tirano e resolvi dormir mais uma noite) e no caso do Bernina que devia pegar na pequena cidade de Tirano, sabia só ser viável fazer se pudesse dormir lá, porque se o desejo é de fazer o passeio ida e volta no mesmo dia, e não dormir em Saint Moritz, se deve pegar a luz do sol na ida e na volta, porque as paisagens são impagáveis e não vale a pena desperdiçar nada, nem no retorno, de modo algum!!! Melhor pegar o trem, seja normal ou panorâmico, pela manhã.

Após lutar contra mal estar na garganta e toda indisposição que tinha, de última hora corri para a Milano Centrale, já quase 18h, e foi a melhor decisão que podia tomar de roteiro naquele dia! Em vias de acabar a bateria do celular, consegui na fila para o ticket do trem fazer uma reserva para dormir em Tirano (Não façam isso!!! Os meus impulsos são viáveis como residente na Itália, turista profissional e claro falo o idioma italiano, ou seja, me viro, mas não recomendo, venham com tudo organizado!!!)

A viagem até Tirano dura cerca de duas horas e meia. Até chegar lá foi um sufoco no trem, não tinha áudio para saber em que estação o trem estava parando, era de noite, não conseguia ver placas nas estações com a neblina, então falei com os italianos que estavam no trem e me juntei a uma moradora de Tirano para descer junto, ufa… Ao chegar na cidade toda a minha ansiedade deu lugar a felicidade, que lugarzinho mágico!!! Me apaixonei de cara, Tirano é lindaaaaaaa e imagina no outono!!! Além dos moradores locais serem muito fofos, quanta gente simpática! Tem hotéis, B&B, o que precisar, logo na frente da estação de trem, porque a cidade é pequena e a rua principal fica na frente das estações, de trem normal e da estação do Bernina, uma ao lado da outra. Ao acordar para tomar café da manhã e partir no Bernina, me deparei com essas paisagens:

paisagens-tirano-post-bernina

Paisagens de Tirano, na Lombardia, cidade de onde parte o Bernina Express

Bernina, o “trenino rosso”

Dos belos vinhedos de Tirano, passando por geleiras até chegar em Saint Moritz, passeio para adultos e crianças, em todo caminho surpresas, uma ferrovia de conto de fadas que em 2010 festejou aniversário de 100 anos.

O passeio do Bernina começa contemplando em sua primeira curva, a Basilica della Madonna di Tirano, de 1504. Prossegue subindo entre paisagens de castanheiras e vinhedos de Valtellina, com todas as pessoas rapidamente coladas nas janelas, como a não perder um minuto de um sonho real. Logo o trem passa pelo viaduto de Brusio, um dos lugares mais fotografados do passeio.

bernina-2

Continua até Poschiavo, já na Suíça, passando pelo lago verde local e em seguida subindo até 2.253 metros, na estação de Ospizio Bernina, ponto mais alto do passeio, uma escalada ferroviária de ponte a ponte, túnel a túnel, curvas a curvas, do planalto de Cavaglia, com o seu parque geológico “Giardino dei Ghiacciai” ou Jardim das Geleiras, para finalmente chegar na estação de Alp Grüm, com vista panorâmica para o “ghiacciaio del Palù” (geleira).

bernina-3

Daqui se começa a descer e se passa pela parte que achei mais linda e fantástica do passeio, surreal, emocionante, o Lago Branco e o “Lej Nair” (Lago Negro)😃.

bernina-4

Vamos passando por paredes de neve e tem horas que se vê tudo branco, inclusive o céu, parece que estamos em outro planeta. Continua com as estações Bernina Lagalp, Bernina Diavolezza até a grande geleira Morteratsch, passando pela estação homônima na floresta. Já perto de concluir se chega em Engadina, primeira parada de Pontresina, e daqui finalmente, depois da última volta nos bosques, se chega a Saint Moritz! Hora de comprar chocolates suíços hahaha!!!

bernina-5

Veja o vídeo:

Informações úteis

  • Em qualquer lugar que o turista se hospedar em Tirano, pode solicitar o folder com os horários do Bernina normal e panorâmico, ida e volta, paradas, e próximo trem para seguir viagem (quem desceu do normal). Essa tabela do Bernina contém além dos horários, os dias, feriados, diferenças por épocas do ano etc. Clique aqui para ver os horários diretamente no site do Bernina.
  • O ideal de fato é dormir na cidade um dia antes do passeio. São diversos horários para o normal, para o panorâmico são bem reduzidos. No caso do panorâmico, se vai direto para Saint Moritz. Em novembro, o primeiro horário do panorâmico é 9h 40min e o segundo só depois das 14h, então saindo de tarde não tem como ir e voltar no mesmo dia e aproveitar as paisagens na volta, melhor então pegar o de 9h 40min. A duração da viagem é de um pouco menos de duas horas e meia, depende do trem, são 55km de Tirano até Saint Moritz.
  • Ao utilizar lanchonete, fazer compras, na estação de trem de Saint Moritz, o euro é aceito e observei local que devolve o troco em euro mesmo e local que recebe euro e dá o troco em franco suíço. Se não desejar receber troco em moeda suíça, pode pagar o valor exato sem precisar de troco, ou pagar em débito ou cartão de crédito.
  • Importante: É preciso estar em posse do passaporte para comprar e realizar o passeio com o Bernina Express!

Como fazer o passeio do Bernina Express

  • Eu fiz o passeio do Bernina por conta própria, com saída de Tirano até Saint Moritz. Paguei €62 para ir no Bernina normal e voltar no panorâmico |(valor convertido porque os preços do Bernina são em franco suíço). Para ver todos os valores, que dependem da sua estação de partida e da classe de viagem, clique aqui.
  • Se você quiser ter mais comodidade, há excursões guiadas e em grupo com saída de Milão. Clique AQUI para saber mais sobre o passeio do Bernina Express com embarque no hotel ou AQUI para conhecer o passeio comum com saída de Milão.

Demais informações:

Telefone da estação do Bernina +39 0342.701353

O escritório de informações turísticas de Tirano fica junto com a estação de trem do Bernina, sugiro aproveitar um pouco a cidade que é linda e lá pode receber informações sobre o passeio e Tirano. Ufficio Informazioni Turistiche: Piazza Stazione

Telefone: +39 0342.706066

Não deixe de ler o outro texto –> O que ver em Tirano, a cidade do Bernina

Onde se hospedar em Tirano

Na primeira noite dormi em um hotel muito agradável, da rede Saint Jane, o Hotel Bernina. Na verdade são prédios diferentes que pertencem ao mesmo grupo, então dormi em um prédio e o café da manhã era no outro, onde tinha a recepção, restaurante etc… Boa qualidade e equipe toda muito gentil, essa área principal perto das estações de trem e Bernina, concentra a maior parte dos lugares para se hospedar.

hotel-bernina

hotel-bernina-cafe-da-manha

Café da manhã no restaurante do Hotel Bernina

Na segunda noite resolvi dormir no Bed & Breakfast Tirano, era na verdade minha primeira opção, mas a suíte panorâmica que queria estava reservada no dia anterior e fiquei no hotel. Esse B&B é tudo de bom e um pouco mais, equipe extremamente agradável, tem um bistrô maravilhoso no térreo ( Merizzi Caffè), a suíte um encanto, na verdade é quase um apartamento, só faltou a cozinha porque é entrada principal, quarto, outro quarto tipo recepção e banheiro com varanda. Uma vista panorâmica no teto do quarto principal, eu amei tudooooo!!! De manhã dormi muito e perdi o café da manhã e o proprietário, um amor de pessoa, mandou preparar um café especial para mim em plena hora de almoço, muita gentileza. Super recomendo!!!😊

bb-bernina

bb-tirano-2

Merizzi Caffè, do B&B Tirano

Como ir a Tirano

  • De carro: De Milão vai pela SS 36 e depois a SS 38 (Milão – Lecco – Sondrio).
  • De ônibus: Linha MILÃO -LECCO – (Teglio/Aprica) – BORMIO – Santa Caterina Valfurva – (Livigno) www.busperego.com
  • De trem: Linha FS Milão – Lecco – Sondrio – Tirano (direto da Milano Centrale)/ Linha FS Bérgamo – Lecco – Tirano/ Linha FS Como – Lecco – Tirano.

Bom passeio! 😉💚❤

 

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Adriana Leite

Adriana Leite

Adriana Leite, graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing, vive em Genova, capital da Liguria. Criou e administra o grupo de informações turísticas e culturais sobre a Itália no facebook "Na Itália". Deixou a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumiu de vez a sua paixão pelo país da bota. Pretende agora através das suas viagens e experiências, mostrar ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas do país eleito o mais belo do mundo.

47 Comments

  1. Inês / 18/12/2016 at 14:08 /Responder

    Adorei o texto e as dicas! Super claro e informativo. Mas gostaria de saber: na primavera (maio) a paisagem muda muito? Será que compensa fazer esse pssseio em maio? Obrigada,
    Inês.

    • Adriana Leite
      Adriana Leite / 20/12/2016 at 23:28 /Responder

      Olá Inês, obrigada.
      Eu fiz o passeio apenas em novembro, no outono. Em Tirano paisagem de outono mesmo, depois, na parte baixa do caminho tinha uma bela vegetação colorida, já na parte alta das momtanhas bastante neve, não era inverno mas já bastante frio. Na primavera as paisagens mudam claro, sobre a neve deve ter ainda nas áreas mais altas, mas creio não como nas fotos do artigo. O Bernina é um passeio que vale fazer a qualquer época do ano pelas informações que recebi, porque mesmo mudando as paisagens, são sempre maravilhosas.

      Abraço, Adriana.

  2. Paulo / 23/01/2017 at 23:36 /Responder

    Eu e minha esposa estamos com passagem marcada para fim de maio desse ano chegando em Milão e retornando de Zurique num tour de 18 dias pela Suiça . Qual a melhor maneira de conhecer LUGANO/LOCARNO,BELLIZONNA e o trem Bernina Express antes de pegar o Glacier express para Zermatt de onde seguimos para conhecer outras cidades da Suiça ?

    • Adriana Leite
      Adriana Leite / 26/01/2017 at 01:19 /Responder

      Boa noite Paulo. Nosso blog é sobre a Itália, então não temos conhecimento sobre turismo na Suíça para poder te ajudar. Sobre o Bernina Express as informações estão detalhadas aqui no artigo, sobre como fazer o passeio a partir da cidade de Tirano, na Lombardia, Itália. Existe a possibilidade de você fazer a partir da Suíça, mas sobre lá não detenho as informações. Atenciosamente, Adriana

  3. Pollyanny Santana / 03/03/2017 at 02:04 /Responder

    Olá Adriana! vi seu artigo e me apaixonei. vamos fazer o passeio no dia 24/03/17, dormiremos em Milão e retornaremos no mesmo dia, a ideia é alugar um carro para irmos a Tirano logo cedo e retornarmos no fim do dia. Acontece que não consegui comprar as passagens no Bernina Express, se não entendi errado, só posso realizar a compra a partir do dia 09/03, você tem como me orientar sobre isso? agradeço desde já!

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 08/03/2017 at 11:15 /Responder

      Olá Pollyanny, é isso mesmo, só é possível comprar os bilhetes a partir de 15 dias antes da viagem, por isso só te dava a possibilidade a partir do dia 09/03. Tenta ver novamente amanhã, você vai conseguir comprar! Muita gente deixa até para comprar um dia antes, ou mesmo na hora (com o risco de não encontrar vaga no vagão panorâmico, mas do trem comum também dá para apreciar a paisagem linda!).

      Um abraço,

      Patricia

  4. Suzana / 07/03/2017 at 20:36 /Responder

    Estamos pensando em ir em janeiro/18 em pleno inverno, casal com crianças 6 e 9 anos. É possível fazer um bate e volta a partir de Tirano? E qual o horário máximo para embarcar já que os dias são mais curtos?

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 08/03/2017 at 11:12 /Responder

      Olá Suzana!

      Na verdade este passeio descrito no texto foi um bate e volta a partir de Tirano. Como a viagem dura cerca de 2h, o ideal é sair pela manhã cedo e voltar no fim da tarde, que é para aproveitar a luz do dia, já que a atração principal deste passeio é a paisagem!

      Para voltar aproveitando ainda a luz do dia, o ideal é voltar no maximo no trem das 15:48 (depois dele tem 1 a cada uma hora, sendo o último às 19h48). Você pode dar uma olhada nos horários aqui> http://www.trenino-rosso-bernina.it/oraritreninorosso/inverno.pdf. Esta ainda é a tabela de horarios de 2017, mas dá para você ter uma ideia. Consulte novamente os horários no final do ano, para ver a tabela de 2018, e lembre-se que para viajar nos vagões panorâmicos é necessário reservar com antecedência.

      Um abraço,

      Patricia

  5. Valter / 04/04/2017 at 11:55 /Responder

    Bom dia Adriana,
    Parabéns pelo texto esclarecedor, gostaria da sua gentileza, se for possível, no seguinte: nesta semana santa agora iremos passar em Milão onde já reservamos o hotel. O intuito maior é fazer a viagem Tirano-Saint Moritz através do trem panorâmico só de ida. Precisaremos fazer a compra antecipada dos bilhetes ou poderemos adquirir na hora? É fácil voltar a Milão de trem ou ônibus de Saint Moritz a Milão?

  6. leandro / 17/04/2017 at 04:27 /Responder

    ola, os horários do trem de milão para tirano você saberia dizer
    è preciso comprar essa passagem antecedencia

    • Deyse Ribeiro
      Deyse Ribeiro / 17/04/2017 at 20:47 /Responder

      Na alta estação é sempre recomendável comprar os bilhetes antes.
      Veja os horários diretamente no site do Bernina, os links e a explicação de como comprar estão no texto.
      Obrigada e boa viagem!

  7. Valter / 18/04/2017 at 10:21 /Responder

    Fizemos o passeio em 12/04/17. Adquirimos as passagens de Milão para Tirano no dia anterior na estação Centrale de Milano de onde partimos. Pode comprar nas máquinas eletrônicas ou na atendente nº14. Não esquecer de validar o bilhete numa pequena máquina amarela. As passagens no Bernina Express compramos lá mesmo na estação de Tirano. Fomos de panorâmico e voltamos de segunda classe. Uma recomendação:compre ida e volta Milão/Tirano pois a bilheteria de Tirano funciona das 10 às 15 horas. Somente uma palavra para definir o passeio:Fantástico!

    • ricardo / 26/04/2017 at 04:36 /Responder

      Olá Valter, que horários vocês compraram para conseguir fazer tudo isso no mesmo dia com bate e volta a Milão?? Estou achando os horários super apertados e receio de perder algum trem na volta. Valeu as dicas

      • Valter / 26/04/2017 at 15:31 /Responder

        Boa tarde Ricardo, pegamos o trem na estação central de Milão com destino a Tirano às 7h15. A viagem dura em torno de 2h30. Lá em Tirano apanhamos o trem Bernina Express das 11 h (adquirimos os bilhetes às 09:54h). Deu tempo inclusive de tomar café antes de iniciarmos a viagem. Tínhamos dois horários para a volta de Saint Moritz:14h48 e 15h48. Optamos pelo primeiro horário e chegamos a tempo de voltar para Milão no trem das 17h08. Depois somente nos horários 18h08, 19h08 ou 20h08.
        As estações são bem próximas. Não esquecer de comprar Milão/Tirano ida e volta pelos motivos expostos no que postei anteriormente. Valide sempre os bilhetes.
        Estava receoso quando fomos mas foi tudo muito tranquilo.
        Só a título de curiosidade fizemos o mesmo bate e volta na visita a Veneza.

  8. Luciana Medeiros / 19/04/2017 at 01:17 /Responder

    Olá Adriana! Muito bacana seu artigo, com otimas dicas. Fiquei com uma duvida: todos os vagoes do trem panoramico tem os janeloes diferenciados, tanto na primeira como na segunda classe ou existe diferenciação de vagões e vistas? no site do bermina eles nao explicam isso muito direito. qual a diferença real de primeira e segunda classes nesse passeio, vc saberia dizer? muito obrigada.

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 19/04/2017 at 15:12 /Responder

      Olá Luciana,

      Não há nenhuma diferença em relação a vista/janelas dos vagões de primeira e segunda classe. A diferença entre as classes são muito sutis. Por exemplo, na primeira classe tem um serviço de entretenimento tipo áudioguia, tem wi-fi, você pode fazer alterações nos bilhetes, etc. Enfim, não tem diferença na vista, mas só no tipo de serviço oferecido.

      Um abraço,

      Patricia

  9. Arlete Folly / 30/05/2017 at 11:41 /Responder

    Olá Adriana!Amei seu artigo, me intusiasmei…Você acha q Setembro é uma boa época?Grata, Arlete

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 31/05/2017 at 22:04 /Responder

      Olá Arlete, aqui quem te responde é Patricia.
      Qualquer mês é ótimo para fazer o passeio do Bernina, o único problema é que não haverá neve. No entanto, você verá uma linda paisagem com tudo verdinho!

      Um abraço,

      Patricia

  10. maria cuman / 24/07/2017 at 15:27 /Responder

    Gostaria de saber onde e como comprar uma passagem de trem de Como para Tirano.Alguém pode me dar uma dica, pois não gostaria de voltar a Milão para pegar o trem.

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 25/07/2017 at 07:28 /Responder

      Olá Maria,

      É muito simples. Quando você estiver em Como, vá até a estação de trem e compre sua passagem na bilheteria, ou se quiser comprar pela Internet, é só clicar aqui> http://www.raileurope.com.br. O site é em português.

      Um abraço,

      Patricia

    • Paulo / 26/07/2017 at 00:08 /Responder

      Comprei o nosso bilhete de Varenna para Tirano na própria estação. Acredito que na Estação de Como também tenha agencia para venda.

  11. Vicente Paulo Abreu / 03/08/2017 at 18:26 /Responder

    Olá. Parabéns pelo excelente blog. Pretendo fazer o passeio em outubro. Pretendemos sair de Como para Tirano na noite anterior ao passeio. Dormir em Tirano e fazer o passeio no dia seguinte. Tenho algumas perguntas: 1. Você acha que é preciso comprar o bilhete antecipadamente? 2. Qual é melhor: a excursão saindo de Milão ou independente (casal) dormindo em Tirano? De Como a Tirano é melhor ir de trem ou de ônibus? Muito obrigado.

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 07/08/2017 at 15:14 /Responder

      Olá Vicente,

      Que bom que gostou do blog.
      Bem, a Adriana comprou o bilhete na hora, mas há o risco de não encontrar vaga no trem panorâmico (não que o outro seja ruim). Uma alternativa então é você comprar o bilhete assim que chegar em Tirano, aí no dia seguinte é só embarcar diretamente,

      Quanto ao que é melhor, se a excursão ou a outra opção, isso depende exclusivamente do seu gosto pessoal. Se você tiver tempo disponível, pode aproveitar a atmosfera de Tirano e dormir por lá. A excursão é feita geralmente por quem tem menos tempo e faz tudo em um dia só.

      Um abraço,

      Patricia

  12. DANILO ALEGRIA / 10/08/2017 at 15:00 /Responder

    bom dia, excelente blog. estarei viajando com minha mae em dezembro, minha programação é sair de paris a milao no dia 20/12.. porém gostaria de fazer essa viagem do bernini no dia 21… o que me sugere? dormir em milão, ou dormir em tirano? será q tem trem de paris a tirano ou teria que ir mesmo a milão? obg pela atenção!

  13. Ricardo / 25/08/2017 at 18:02 /Responder

    Boa tarde, parabéns pelo Blog.
    Estamos indo para Milão ( 3 adultos ) e queremos fazer o passeio com o Bernina . No calendário do ano passado aparece o carro panorâmico saindo as 9:40 h de Tirano. Vocês acham que vale à pena ir de carro até Tirano saindo de Milão por volta das 6:00 ou nessa época pode nevar nessa região?
    Na volta , saindo de Tirano por volta das 18 h é tranquilo voltar para Milão de carro?
    Obrigado

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 26/08/2017 at 12:19 /Responder

      Olá Ricardo,

      Você não disse em que mês faria o passeio!

      Patricia

      • ricardo / 26/08/2017 at 13:15 /Responder

        Desculpa,
        Chegaremos em Milão dia 21 de dezembro e gostaria de fazer o passeio dia 22 de dezembro.

      • Patrícia Kalil
        Patrícia Kalil / 27/08/2017 at 14:35 /Responder

        Olá Ricardo,

        Pode nevar, mas não dá para prever. De qualquer maneira, as estradas não ficam cobertas de neve e certamente quando você alugar um carro, ele estará com os pneus de inverno (verifique com a locadora). Portanto eu diria que, a menos que o tempo esteja muito ruim (mas isso você só vai saber na manhã do dia 22), seria tranquilo ir e voltar a Tirano no mesmo dia desde que você dirija com atenção, pois tanto na ida quanto na volta estará escuro.

        Um abraço,

        Patricia

      • Ricardo / 27/08/2017 at 14:39 /Responder

        Obrigado Patricia.
        Ir/voltar de trem seria melhor?

        • Patrícia Kalil
          Patrícia Kalil / 27/08/2017 at 15:28 /Responder

          É uma boa solução, sim. Dá uma olhada no site do Trenitalia, acredito que os horários coincidam certinho.

          • Ricardo / 27/08/2017 at 20:15

            Obrigado.
            Mais uma dúvida, vamos ficar só um dia em Milão. Em que região você recomenda hotel?
            Obrigado

  14. Valter / 28/08/2017 at 15:32 /Responder

    Hotel próximo à estação central de Milano para facilitar a viagem de trem a Tirano. Foi o que fizemos quando lá estivemos.

    • Ricardo / 28/08/2017 at 16:40 /Responder

      obrigado!!!

  15. Lilian / 17/09/2017 at 17:47 /Responder

    Olá, irei na semana entre natal e ano novo, sabe me dizer se o passeio acontece?
    Grata

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 20/09/2017 at 15:56 /Responder

      Olá Lilian,

      Esse é um trem normal de passageiros, funciona o ano inteiro.

      Um abraço,

      Patricia

  16. Geraldo / 20/09/2017 at 15:11 /Responder

    Olá Patrícia! Pretendo fazer o trajeto Tirano/St Moritz em dez/17 e, como marinheiro de primeira viagem, fiquei com algumas dúvidas em relação ao trem normal e o panorâmico. 1) O conforto, visão e espaço entre eles é o mesmo? 2) O preço do normal é o mesmo do panorâmico? 3) O normal é direto ou faz alguma parada? 4) Como é feita a ‘reserva do assento’ no panorâmico? Tem um link no site? As dicas no bloq estão excelentes. Parabéns! Obrigado e um abraço!

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 20/09/2017 at 16:08 /Responder

      Olá Geraldo,

      Segundo a Adriana, que foi quem escreveu o texto e utilizou os dois tipos de trens, a única diferença são as janelas. No normal as janelas podem ser abertas (para não sair o reflexo do vidro nas fotos, por exemplo), e são janelas normais de trem. No panorâmico são janelões do chão ao teto, mas não podem ser abertos. Ambos os trens fazem paradas. Em relação ao preço, o panorâmico custa 5 euros a mais. Você pode ver preços, paradas, mais informações e reservar os bilhetes no site oficial, esse aqui> https://www.trenino-rosso-bernina.it/it/acquisto-biglietti/
      Te aconselho ir com o normal e voltar com o panorâmico, ou vice-versa! Assim você prova os dois.

      Um abraço,

      Patricia

  17. Ricardo / 20/09/2017 at 20:45 /Responder

    Patricia, boa tarde.
    Tenho uma dúvida um pouco fora do contexto, se não puder responder entendo.
    Na maioria dos pagamentos feitos na Europa é cobrado o VAT .Llí em algum lugar que esse valor ( ou parte dele) pode ser devolvido. Além da Itália, vou visitar França e Espanha. Você save dizer como funciona?
    Obrigado.
    Ricardo

  18. Geraldo / 28/09/2017 at 16:00 /Responder

    Olá! Eu gostaria de saber se os trens regionais são uma boa opção para o trajeto Tirano x St Moritz. Pelo que andei lendo, o preço do bilhete é menor do que o Bernina, além de dispor de vários horários, não haver necessidade de reserva, e poder descer nas estações e pegar o próximo trem. No meu caso, não retorno para Tirano. Sigo viagem pela Suíça após a chegada em St Moritz. Obrigado

  19. Paulo / 28/09/2017 at 22:39 /Responder

    As vantagens do Bernina são janelas panoramicas, atendimento de bordo e um pouco mais confortável que os trens regionais. Se voce dispensa esses itens e tem tempo para ir parando acho que vale a pena optar pelos trens regionais.

  20. Rosemary / 09/10/2017 at 15:57 /Responder

    Olá Adriana.estarei na suica em novembro dias 26 /11 a 04/12 e tenho muitas dúvidas.estarei na cidade solothurn na Suiça e vi que esse trem sai de saint moritz de chur e de Davos isso confere até tirano.?ele sai diariamente? A ideia e de tirano dormir em Milão e no dia seguinte de pegar de volta. Mas tem como ir a volra no mesmo dia?

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 13/10/2017 at 12:36 /Responder

      Olá Rosemary,

      É isso mesmo, de Saint Moritz, Chur e Davos para Tirano. É um trem de linha normal, então sai diariamente, sim.
      Por que você não dorme em Tirano? Não tem muito sentido ir para Milão só para dormir, visto que você vai fazer a viagem de volta no dia seguinte.

      Um abraço,

      Patricia

  21. Cleusa Caldeira / 16/10/2017 at 12:27 /Responder

    Ola, fiz o passeio em 02/10/2017 eu e meu sobrinho (moro na Itália a 2 anos e ele veio p visita), saímos de Milão à Tirano pernoitamos em Tirano, pela manhã às 9:45h embarcamos no Bernina Express até Saint Moritz, voltando as 15:48h com trem regional normal, pernoitando novamente em Tirano e no dia seguinte 07:12h pegamos trem p Milão,
    Bilhetes do Bernina Express e do trem regional comprei antecipado pela internet no saite indicado por vcs, bilhete do trem de Tirano à Milão compramos assim q chegamos de volta do passeio do Bernina, ou seja um dia antes da partida, no café da estação de Tirano, é lá q vendem a passagem.
    Fantástico o passeio, quero fazer no inverno tb. Mas acho q pra economizar vale a pena ir e voltar de trem regional normal (Bernina 46,00 CHF Trem normal 16,00 CHF), confortável , mais horários, trajeto o mesmo, mesmas paradas e se vê e fotografa tudo, reflexo nas janelas tem mesmo nos 2 trens, se a claridade do interior for maior q a de fora.
    Parabenizo o trabalho de vcs, ja fiz vários passeios aqui na Itália através de suas informações valiosas.
    Obrigada e continuem …. bjs
    Cleusa Caldeira

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 16/10/2017 at 20:00 /Responder

      Olá Cleusa,

      Super obrigada pelo seu depoimento! Tenho certeza que vai ajudar muita gente aqui que tem dúvidas sobre os dois trens!

      Um abraço,

      Patricia

  22. Ricardo / 22/10/2017 at 00:19 /Responder

    Patricia, vou fazer o passeio com o Bernina em dezembro. Chegarei em St Moritz por volta das 12 e retorno no trem das 15:48. Agora é planejar o que fazer nessas 3 horas. Você pode dar uma sugestão?
    ( para quem estiver programando ida a partir de 10/12, as passagens começaram a ser vendidas ontem)

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 22/10/2017 at 23:30 /Responder

      Olá Ricardo,

      Essas 3h vão passar voando! Você pode aproveitar para passear no lago de St Moritz que fica a poucos metros da estação e também para conhecer o centrinho da cidade, que é pequeno e também fácil de ser visitado a partir da estação e é repleto de cafés, restaurantes e lojas chiquérrimas.

      Um abraço,

      Patricia

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.