By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest99Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

A Sardenha inteira é fantástica e é difícil escolher as praias mais bonitas entre seus 1800 quilômetros de litoral com mar cristalino. É uma meta que povoa nossos sonhos e que se aproxima bem do conceito de “paraíso”.

O Touring Club Itália, ciente da difícil missão que é eleger as melhores praias de um lugar maravilhoso como a Sardenha, limitou-se a escolher as treze mais bonitas do norte da ilha, de Alghero a Olbia. Uma classificação muito disputada, onde a ordem das praias é meramente casual.

 

As 13 mais bonitas praias da Sardenha (do norte) segundo o Touring Club Itália

1) Porto Ferro

Praias da Sardenha: Porto Ferro (Alghero)

Foto: Wikimedia Commons

São 2km de praia de areia fina, em forma de meia lua. Por causa da sua posição geográfica, é frequentemente alvo de ventos fortes e, por isso, é muito procurada por surfistas. Não é aquela clássica praia turística e por isso ainda é bastante selvagem e preservada.

2) La Pelosa

Praias da Sardenha: La Pelosa

Foto: Giuseppe Palumbo (Commons)

Parece Maldivas, parece Caribe, parece o paraíso! A praia de La Pelosa é de deixar qualquer um boquiaberto. A areia branca fina e o mar transparente, causam aquele efeito piscina. La Pelosa fica a 2 km da cidadezinha de Stintino (Sassari) noroeste da Sardenha.

3) Ezzi Mannu

Praias da Sardenha: Ezzimannu

Vizinha de La Pelosa, a praia de Ezzi Mannu é bem menos famosa e, consequentemente, também menos cheia. Aqui também o mar é azul piscina, mas a praia ao invés de ser toda de areia, é de pedrinhas.

4) Li Cossi

Li cossi

Protegida por rochas, mar cor verde-esmeralda, Li Cossi, na Costa Paradiso, é uma praia pequena mas muito procurada pelos turistas. Costuma lotar no verão.

5) Porto Pollo

porto pollo

Foto: Pier Fassina (Commons)

Porto Pollo, graças aos fortes ventos, é a meta preferida dos praticantes de Kite e Windsurf. É um lugar ideal tanto para quem quer relaxar, quanto para quem quer se divertir, pois apesar de ser repleta de bares e discotecas, possui também áreas quase desertas, imersas na natureza.

6) Cala Corsara

cala corsara

Foto: Alessandro Canti (Flickr)

A particularidade da Cala Corsara (Olbia) é que é possível chegar até ele somente de barco. Seu mar incrivelmente azul faz dela uma das praias mais espetaculares de toda a Itália.

7) Cala Coticcio

cala coticcio

Cala Coticcio é um pedacinho de paraíso ainda muito bem preservado e também só é possível chegar lá de barco. Seu mar é como uma grande piscina criada por mãe natureza, de um azul sem igual.

8) Cala Pitrizza

Foto: Pitrizza Hotel

Foto: Pitrizza Hotel

Situada na belíssima Costa Esmeralda, Cala Pitrizza é pequenina mas muito exclusiva, frequentada pela alta sociedade italiana e internacional.

9) Spiaggia del Principe

del principe

Foto: Wikimedia Commons

A “Praia do Príncipe” foi batizada assim em homenagem ao príncipe Karim Aga Khan IV, idealizador e fundador da Costa Esmeralda nos anos 60. A praia é caracterizada por um mar verde claro, bem no estilo do Caribe, e areia fina dourada. Apesar de ter algumas pedras, as águas são rasas e ideais para quem viaja com crianças. 

10) Mortorio

Foto: Hotel Balocco

Foto: Hotel Balocco

Mortorio é uma ilhota deserta que faz parte do arquipélago da Maddalena. É uma obra de arte da natureza que merece ser contemplada.

11) Isola Piana

isola piana

Ao contrário de Mortorio, Isola Piana é uma ilhota que foi quase transformada em estação turística. É repleta de lidos, bares e estabelecimento que fornecem toda infraestrutura aos banhistas. Mesmo assim, a beleza da areia clarinha e do mar cristalino ainda não foi contaminada.

12) Tavolara

tavolara

Foto: Wikimedia Commons

A Tavolara é uma ilha rochosa circundada por uma estreita faixa de areia. É uma reserva ambiental, e como tal ainda bastante selvagem e preservada.

13) La Cinta

la cinta

A praia de La Cinta é uma das mais famosas da Sardenha. Mar cristalino com diversos tons de azul, dunas de areia fina, a praia costuma lotar no verão. Mesmo assim ainda é um dos paraísos do norte da Sardenha.

E você, conhece as praias da Sardenha? Qual a sua preferida?

 *Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.
Tags:

34 Comments

  1. Guto / 14/03/2016 at 03:35 /Responder

    Boa noite Patricia,

    Estamos pensando em viajar em setembro p/ o sul da Italia (ou Costa Amalfitana Ou Calabria Ou Sardenha) por 10dias com criança de 5 anos de idade.
    Apesar de pegar praia ainda, na sua opiniao, é uma viagem muito monotona p/ criança?
    Obrigado.

  2. Guto / 14/03/2016 at 03:38 /Responder

    Qual das 3 opcoes vc indicaria p/ fazer com criança?
    Obrigado.

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 14/03/2016 at 09:29 /Responder

      Oi Guto,

      Como te respondi no comentário anterior, eu não tenho filhos, então não posso te dizer com certeza exata qual delas é a melhor para fazer com crianças. Acredito que as três sejam legais, mas se tivesse que escolher uma, provavelmente iria preferir a Sardenha. É que lá as praias são de areia fina, muito tranquilas, as crianças podem brincar sossegadas. Além disso há um bom número de resorts com toda a infraestrutura para crianças, inclusive que oferecem passeios específicos para elas. Mas repito, acho que dá para se divertir nos três lugares.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Marcella / 26/04/2016 at 16:07 /Responder

    Olá Patrícia, Eu e meu marido estamos indo final de maio para Europa, queríamos conhecer Santorini e Zakyntos, porém a rota não ficou muito viável. As ilhas da Itália também são muito lindas, dentre as que conhece acha Sardenha a que tem as praias mais bonitas? Cinco dias na ilha é pouco tempo? E qual o melhor local custo benefício para se hospedar e se locomover na ilha? Obrigada

  4. anita / 15/06/2016 at 03:24 /Responder

    Oi, Patricia! Vc acha que ir em Agosto será muito perrengue?

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 15/06/2016 at 09:15 /Responder

      Oi Anita, em agosto a Sardenha LOTA e os preços ficam bem altos. Se você puder ir mais pro final do mês, melhor. Mais indicado ainda é início de setembro, que ainda tá calor e a italianada de férias já foi embora!

      Um abraço,

      Patricia

  5. anita / 29/07/2016 at 19:33 /Responder

    OI, Patricia! Que bairros vc recomendaria se hospedar? Como não tenho noção das distâncias, estou perdida. Gostaria de me locomover por meio de transporte público, é possível ou é muito difícil?

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 31/07/2016 at 10:16 /Responder

      Olá Anita,

      Bairros de onde?

      Veja que a Sardenha é uma região mais ou menos do tamanho do estado do Alagoas e ela é dividida em cidades :). Dependendo das cidades/praias que você for visitar, dá para usar transporte público, mas no caso das praias que estão dentro de reservas naturais ou mais isoladas, só de carro mesmo.

      Um abraço,

      Patricia

  6. Marli / 02/08/2016 at 12:17 /Responder

    Olá gostei muito das dicas, vou p Sardenha prox. mês então:
    qdo estive na Costa Amalfitana paguei cerca de 15 euros p usufruir da praia/banheiro/chuveiro em Anacapri…na Sardenha as praias com infra tbém são cobradas algum tpo de taxa?
    Por exemplo se eu estiver em Alghero devo visitar La Pelosa.
    abç
    Marli

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 02/08/2016 at 13:52 /Responder

      Olá Marli,

      Na Sardenha, como em toda a Itália, é necessário pagar para usar os serviços dos beach clubs (chamados Lido). Mas em todas as praias há uma área gratuita, onde, se você não quiser pagar, pode chegar e estender a sua canga/toalha. Geralmente há uma placa indicando que a praia é livre (spiaggia libera).

      Um abraço,

      Patricia

  7. Massimilianos / 04/08/2016 at 08:47 /Responder

    Ola estou na Sardenha em Nuoro.
    fico 10 dias….
    poderia me indicar as praias e passeios ( cidades) imperdiveis. (e o q nao fazer aqui rs)
    Grato.
    Massimilianos.

  8. Hercilia Fonseca da Silva / 13/08/2016 at 20:35 /Responder

    Ola Patricia,
    Como vai?
    Estarei indo com meu marido nos últimos dez dias de Setembro pra Sardenha.
    Vamos descer no aeroporto de Olbia.
    La na região Norte o que você indicaria pra conhecer de mais bacana nesses dez dias, preciso muito de praia!!
    Moro em Amsterdam então ja viu…
    Gostaria não só de praia mas também de vida noturna, pra passear um pouco e jantar também.
    Ah também sobre a temperatura, é mesmo ainda quente?!

    Desde ja muito obrigada!

  9. Luis Gomes / 11/02/2017 at 20:48 /Responder

    Olá Patrícia. Aproveitando a sua amabilidade e conhecimento da ilha, gostaria de saber onde me aconselha a ficar alojado durante 1semana, no inicio de Junho. Gostaria de fazer praia e visitar a ilha. Agradeço desde já os seus comentários. Luis

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 14/02/2017 at 13:47 /Responder

      Olá Luis,

      A Sardenha é muito grande, e por isso não dá para visitar ela toda em uma semana. Eu te aconselho a escolher entre a parte norte da ilha e a sul. Se você for ficar no norte, pode ficar alojado em Porto Torres. Se for ficar no sul, pode optar por uma cidade grande como Cagliari, e de lá fazer os passeios nas praias próximas. A parte norte da Sardenha é muito procurada, portanto é uma meta mais cara, mais vip!

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  10. Janine Apelfeler / 23/03/2017 at 01:32 /Responder

    Patricia,

    Tenho 04 dias em sardenha.

    Qual região vc indica conhecer (preferência de praias, grutas etc).

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 23/03/2017 at 11:28 /Responder

      Olá Janine,

      Visto que você terá pouco tempo, um bom lugar para ficar é na Península da Maddalena, norte da Sardenha! Lá ficam algumas das praias mais bonitas da ilha!

      Um abraço,

      Patricia

  11. bianca Tavares / 18/04/2017 at 03:48 /Responder

    ola qual dessas praias tem mais vida noturna, balada mesmo, estou pensando em ir com meu namorado.

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 19/04/2017 at 09:13 /Responder

      Olá Bianca,

      Se a sua ideia é ficar em um lugar com vida noturna agitada, sem dúvida esse lugar é a Costa Esmeralda, onde surgem as discotecas mais famosas e badaladas da Itália.
      Todas as praias do post acima ficam relativamente distantes dos centros urbanos, será sempre necessário se deslocar de carro. Você pode escolher uma localidade como Porto Cervo, que tem uma vida noturno muito intensa, e de lá conhecer, por exemplo a Cala Pitrizza.

      Um abraço,

      Patricia

  12. Claudia / 24/04/2017 at 16:54 /Responder

    Oi Patricia,
    Que bom ver você aqui. Vou no dia 11 para Napoles e depois no dia 14 chego a Sardenha por Cagliari. Andei vendo que a parte norte é mais bonita e animada. Vou subindo até Olbia.
    “Conheço você” da minha viagem a Sicilia há dois anos atrás. Segui a risca as suas dicas, que tornaram a minha viagem fantástica. O meu muito obrigada pelas suas preciosas dicas.
    Um abraço,
    Claudia Coutinho

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 06/05/2017 at 08:46 /Responder

      Olá Cláudia,

      Fico feliz em saber que minhas dicas te ajudaram na outra viagem!
      Divirta-se muito na Sardenha, que é lindíssima.

      Um abraço,

      Patricia

  13. Sabrina / 22/05/2017 at 06:29 /Responder

    Estou indecisa se me hospedo em Alghero ou Stintino, o que vc me aconselha? Só vou ficar 4 noites!!!! Quero ir na la pelosa e nas mais bonitas que estão perto dela.

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 22/05/2017 at 20:00 /Responder

      Olá Sabrina,

      Alghero é uma cidade grande, com mais serviços e opções de hotéis e restaurantes. Em Stintino não tem muita coisa além da praia. Você também pode ficar em Porto Torres, que fica perto!

      Um abraço,

      Patricia

      • Sabrina / 22/05/2017 at 21:27 /Responder

        Obrigada por responder, sei molto gentile!! Eu só vou ficar 4 noites então pensei em fazer a La Pelosa, Saline e Ezzi Manu e algum passeio de barco…então o melhor lugar pra eu ficar seria Stintino não?? Grazie mille!!

        • Patrícia Kalil
          Patrícia Kalil / 23/05/2017 at 08:46 /Responder

          Ah sim, para fazer um roteiro exclusivamente de praia, Stintino é uma boa base!

  14. Francisco / 02/06/2017 at 14:00 /Responder

    Oi, Patrícia!

    Ótimo o post! Já me ajudou a escolher várias praias 🙂

    Iremos em agosto (de 7 a 14) entre quatro pessoas para a Sardenha e chegaremos por Olbia. Pensamos em pelo menos 2 bases, 1 no norte e outra mais ao sul, para conhecer um pouco mais da ilha. Que cidades recomenda para aproveitar bem as praias, conhecer um pouco mais da história e aproveitar a vida cultural?

    obrigado 🙂

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 03/06/2017 at 07:45 /Responder

      Olá Francisco,

      Visto que você vai passar uma semana na Sardenha, te aconselharia a escolher como segunda base Cagliari, capital da Sardenha, que oferece um turismo mais histórico-cultural e ainda praias. Assim você chega pelo aeroporto de Olbia e volta pelo de Cagliari!

      Um abraço,

      Patricia

      • Francisco / 30/06/2017 at 23:45 /Responder

        Oi, Patrícia! Obrigado pela resposta 🙂

        Nós chegaremos pelo aeroporto de Olbia, mas não necessariamente ficaremos nesta cidade. Sugere alguma mais interessante para ficarmos os primeiros dias?

        Além disso, sairemos por Porto Torres direto para Marseille. Será que Cagliari não fica muito contra-mão? Talvez ainda seja melhor ficar apenas no norte mesmo… O que acha?

        Um abraço!

        • Patrícia Kalil
          Patrícia Kalil / 05/07/2017 at 09:07 /Responder

          Olá Francisco,

          Como vocês já têm a saída marcada da Sardenha por Porto Torres, melhor ficar só no norte da ilha mesmo e fazer um roteiro de praias. Uma cidade que pode ser uma boa base no início é San Teodoro, porque ela fica pertinho de La Cinta e de Cala Brandinchi, duas praias lindíssimas. É uma cidade pequena, mas daquelas bem agitadas, cheias de restaurantes, barzinhos e gente jovem.

          Um abraço,

          Patricia

  15. maria claudia / 23/06/2017 at 20:25 /Responder

    Ola Patricia, estou planejando em ir sozinha para sardenha e me hospedar em alghero, meu objetivo é passar o dia nas praias… vc sabe se existe ônibus para as praias vizinhas? ou sera que tenho q alugar carro?? pois não sei se me sentiria segura em dirigir para as praias sozinha…
    obrigada! Maria.

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 26/06/2017 at 10:05 /Responder

      Olá Maria Claudia,

      De junho a setembro há ônibus para as praias nos arredores de Alghero, sim! Tem o BeachBus da empresa Cattogno e a linha urbana normal Alghero-Stintino.

      Um abraço,

      Patricia

  16. Antonio / 09/07/2017 at 23:04 /Responder

    Olá Patrícia ! Vou ficar 7 dias hospedado em Olbia ! Gostaria de saber quais as praias a visitar? Visitando uma ou duas por dia ? Obrigado

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 14/07/2017 at 09:51 /Responder

      Olá Antonio,

      A partir de Olbia, você pode visitar praticamente quase todas as praias que citei no texto. Para você ter uma ideia, dá uma olhada no mapinha no final do post. Quanto a visitar uma ou duas praias, isso depende exclusivamente de você, do seu gosto pessoal. Eu sou daquelas que prefere curtir a praia com calma, portanto faria uma por dia, mas há quem queira conhecer o máximo possível em menos tempo, só que não é o meu caso!

      Um abraço,

      Patricia

  17. Juliana Consolini / 13/08/2017 at 01:16 /Responder

    Olá Patrícia, ficarei em 26/10 5 noites na Sardenha vindo de Roma, pretendo fazer um tour de barco e hospedar em uma praia o que sugere e essa época ainda dá pra pegar sol ?

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 14/08/2017 at 11:01 /Responder

      Olá Juliana,

      Acho improvável. Porém houve anos que ainda fez um pouco de calor nessa época, mas normalmente as temperaturas máximas ficam por volta de 20, 22ºC durante o dia. Um pouquinho frio para ir à praia, né? Mas tudo vai depender de como será este outono, se frio ou com temperaturas acima da média.

      Um abraço,

      Patricia

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.